Evento ocorre no dia 11 de agosto, na comunidade da Nossa Senhora da Glória
São vários os elementos que contribuem para a construção da história de um povo. Através da literatura, da oralidade, de objetos e de costumes, é possível conhecer a trajetória de civilizações. A música, entretanto, talvez seja a manifestação cultural mais popular no decorrer das eras e é por ela que o Vale dos Vinhedos conta a sua história de maneira poética e encantadora com vozes que compõem corais esforçados em promoverem entretenimento aliado à cultura.
Os estilos musicais, as sonoridades e os arranjos que contam e valorizam a história da imigração italiana na Serra Gaúcha irão se unir no dia 11 de agosto, a partir das 17h, em uma celebração às tradições na comunidade Nossa Senhora da Gloria, no 40 da Leopoldina. É o Festival de Coros do Vale dos Vinhedos, um projeto patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves e que contará com a participação de 10 coros de diferentes estilos, de várias regiões do estado e até mesmo uma participação internacional: o Coral di Cittadella, diretamente da Itália. Ao todo, são cerca de 200 vozes reunidas que, através do canto, passearão pela história de trabalho e fé dos primeiros imigrantes italianos da região. “Para o Vale dos Vinhedos, o canto é muito importante como meio de cultivo da cultura italiana. Ele traz lembranças dos costumes vindos da Itália e valoriza também os hábitos criados por aqui em razão das dificuldades encontradas no início da colonização, há mais de 140 anos”, pontua o Presidente do Coral do Vale dos Vinhedos, Florindo Portaluppi.
A riqueza do Festival de Coros está presente também nos variados estilos a serem interpretados. “Serão vários gêneros musicais, desde o erudito, passando pelas canções italianas dos imigrantes, músicas gaúchas, canções brasileiras e até mesmo música Gospel, convergendo em um universo artístico e cultural rico”, define o maestro Geraldo Farina, que organiza o evento junto a Portaluppi. A realização do Festival de Coros do Vale dos Vinhedos é também uma iniciativa inédita para a comunidade 40 da Leopoldina. O envolvimento das famílias na organização do Festival traz a atmosfera que fez do Vale o roteiro de renome nacional que é hoje: a força da união no trabalho e a integração social resultante.
O Festival de Coros do Vale dos Vinhedos é uma produção cultural da Triângulo da Produção Cultural, Lenise Miorando. O evento tem entrada franca e é aberto a todas as idades.
Coros Participantes:
1. O anfitrião Coral Vale dos Vinhedos, de Bento Gonçalves
2.Coral Eco dos Vales, da Capela São Luiz, de Nova Roma do Sul
3.Coral da Famiglia Trentina di Santo Antão, de Bento Gonçalves
4.Coral Trentino Municipal Cantar si fà sentir, de São Valentim do Sul
5. Coral Municipal de Muçum
6.Coral Eco dei Monti, de Protásio Alves
7.Coral da Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves
8.Coral do Hospital Tacchini de Bento Gonçalves
9.Coral Ítalo-Brasileiro do Rio Grande do Sul
10. Coro Gospel Voice in Soul della Filarmonica Cittadelense, de Cittadella, província de Vicenza, Itália.
SERVIÇO:
Festiva de Coros do Vale dos Vinhedos – ENTRADA FRANCA
Data: 11 de agosto
Horário: 17h
Local: comunidade da Nossa Senhora da Glória, 40 da Leopoldina, Vale dos Vinhedos
Informações:
(54) 99959.6133
Fonte: Divulgação
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor