O Estado do Rio Grande do Sul e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) têm 180 dias para realizar um levantamento técnico sobre a situação das pontes localizadas em rodovias estaduais da 4ª Superintendência Regional, que abrange Santa Maria e outros 24 municípios da região. A determinação é resultado de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público e prevê também que sejam efetuadas eventuais reformas, reparos e consertos necessários a conservação das pontes.
A ação civil pública foi baseada em uma investigação do Ministério Público, iniciada em 2010, mesmo ano em que uma ponte sobre o Rio Jacuí, em Agudo, desabou e causou a morte de sete pessoas. Julgada improcedente na 1º Vara Cível de Santa Maria, a ação recebeu decisão favorável aos pedidos feitos pelo MP nas instâncias superiores do Judiciário.
Ao longo da tramitação judicial, a Promotoria de Justiça de Santa Maria apontou que os réus, Estado e Daer, não dispunham de subsídios para atestar a total segurança das pontes. Um relatório fotográfico chegou a ser apresentado, mas um parecer feito por técnicos do Ministério Público indicou a necessidade de vistorias mais detalhadas.
Agora, com a decisão definitiva, Estado e Daer dispõem de 180 dias para realizarem levantamento técnico e consertos cabíveis. Esse intervalo de tempo começa a ser contado a partir do recebimento da intimação por ambos, o que deve acontecer em breve. O descumprimento do prazo pode levar à multa de R$ 5 mil diários, conforme previsto na sentença.
Fonte: Ministério Público Estadual
HOMEM FICA FERIDO EM ACIDENTE NO BAIRRO EUCALIPTOS, EM BENTO GONÇALVES
BRIGADA MILITAR PRENDE ESTRANGEIRO POR TRÁFICO DE DROGAS, EM SERAFINA CORRÊA
POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM EM CARLOS BARBOSA POR DESCUMPRIMENTO DE MEDIDA PROTETIVA E AGRESSÃO EM FARROUPILHA