Com objetivo de aperfeiçoar, qualificar e oportunizar o acesso para o mercado de trabalho, a Secretaria de Habitação e Assistência Social, por meio do Programa ACESSUAS está realizando a capacitação dos beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Nesta terça-feira, 17, cerca de 15 pessoas iniciaram o curso de Lanches Rápidos, no Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-BG) parceiro do projeto.
Os participantes são encaminhados através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) I, II, III e Centro De Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Nesta primeira parte do projeto participam moradoras do Conceição, Vila Nova II e III, Zatt, Municipal, Ouro Verde, Progresso e Fenavinho.
No total serão 12 encontros, todas terças e quartas-feiras. As aulas serão de salgados, doces, entre outros e são ministradas pelo professor, Lucindo Junior. Para a moradora do Zatt, Patrícia Luciana Plein o curso está sendo “maravilhoso, estou aprendendo muitas coisas novas. Técnicas e novos sabores. Estou amando”, disse. A felicidade é dividida com a aluna Ângela Gonçalves Ricardo, do bairro Municipal. “Fiquei muito contente em ser convidada pela equipe do Acessuas, ótima oportunidade”, afirma.
Com a mão na massa dos risoles, Suzete Guterres da Mota, moradora do Zatt destacou a importância da realização do curso. “To feliz em aprender coisas novas, e agradeço a oportunidade que a Prefeitura esta nos dando. Hoje é muito difícil conseguir trabalho, e essa qualificação abre portas”, concluí.
Para a Secretária Milena Bassani, o principal objetivo das capacitações ofertadas “é realizar a qualificação dos usuários dos serviços socioassistenciais propiciando assim ingresso no mercado de trabalho bem como sua autonomia financeira”, disse.
O Prefeito Guilherme Pasin, que acompanhou as atividades da turma ressaltou que o melhor programa social é o emprego. “São novas oportunidades, que provavelmente vão fazer aflorar nestas alunas o espírito empreendedor. Muitas podem sair deste curso fazendo salgadinhos para festas. Outras vão começar seu negócio no bairro. Fico com muito orgulho de ver todas com esse sorriso no rosto e aproveitando cada novo conhecimento”, destaca.
Informações: 3055-7337.
Vagas de trabalho
Somente no primeiro semestre deste ano, através do ACESSUAS, 678 pessoas tiveram seus currículos enviados para oportunidades no Município. Do total de encaminhamentos, 386 munícipes, correspondendo a cerca de 60%, foram contratados para trabalhar na Rede de Supermercados Caitá, nas obras do novo Ceacri Carrossel da Esperança e do novo Presídio, além da inserção no Programa Jovem Aprendiz. As seleções das empresas abrangeram principalmente os bairros Vila Nova I e II, Eucaliptos e Municipal.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Emanuele Nicola
MORRE MENINA QUE TERIA SIDO AGREDIDA E ESTUPRADA PELOS PAIS, EM SÃO GABRIEL
Bispo Dom José Gislon preside Missa em ação de graças pela eleição do Papa Leão XIV, na Catedral Diocesana de Caxias do Sul
Bispo Dom José Gislon concede coletiva de imprensa em Caxias após a eleição do Papa Leão XIV