O Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS) está à frente do “Projeto piloto de rastreamento de tumores colorretais”, o qual tem apoio do Conselho Municipal do Idoso (COMUI). A intenção é incentivar Pessoas Físicas e Jurídicas a doar o seu Imposto de Renda Devido para o projeto, criando assim, condições para que o ITPS possa desenvolver pesquisas e métodos capazes de reverter o momento atual na região: hoje, o câncer de intestino é a terceira doença que mais leva a óbito tanto homens quanto mulheres.
Na semana passada, o Instituto recebeu a oficialização das primeiras doações, realizadas pelas empresas Avantti, Carraro, Criare, Forcast, Italínea, Miolo, Multimóveis, Todeschini e Zegla. O presidente do Conselho de Administração do Hospital Tacchini, Daniel Ferrari, avalia o gesto como uma aposta nos trabalhos do Instituto. ‘É um órgão novo criado no Tacchini, porém, com foco total na realização de pesquisas e no desenvolvimento de projetos científicos. O apoio dessas empresas mostra o quanto seus empresários preocupam-se com a qualidade de vida de seus colaboradores e, sem dúvida, com a comunidade onde estão inseridos”, avalia Ferrari.
O Superintendente Executivo do Hospital Tacchini, Hilton Mancio, destaca que o apoio do COMUI é essencial neste momento, pois todas as doações que chegarem ao projeto ficam avalizadas pelo município.
“A prefeitura, através do COMUI, torna-se nossa parceira no sentido de fiscalizar as doações, ao mesmo tempo em que 20% dos recursos doados serão destinados, também, ao COMUI”, sinaliza Mancio. Ele lembra ainda o trabalho realizado pelos empresários que integram o Conselho Jovem do Hospital Tacchini. “Nosso projeto foi totalmente ‘abraçado’ pelos conselheiros e, também, pelo grupo de conselheiros jovens, os quais estarão propagando essa ideia e levando nosso recado à empresas, escritórios de contabilidade e à pessoas de seus relacionamentos. Mais um trabalho voluntário, desta vez em prol da saúde da comunidade”, destaca.
Quem pode doar e utilizar incentivos fiscais?
– Pessoa Jurídica: empresas tributadas com base no LUCRO REAL. Limite: Até 1% do imposto devido em cada PERÍODO DE APURAÇÃO.
– Pessoa Física: quem faz declaração de Imposto de Renda através do MODELO COMPLETO. Limite: Até 6% do imposto devido em cada EXERCÍCIO.
Quando realizar a doação?
– Pessoa Jurídica: a doação ao FUNDO MUNICIPAL DO IDOSO deve ser realizada durante o período de apuração do IRPJ. O incentivo é APROVEITADO conforme a opção de tributação do IRPJ pela empresa (Trimestral, Estimativa e Suspensão ou Redução).
– Pessoa Física: a doação ao FUNDO MUNICIPAL DO IDOSO deve ser realizada em qualquer mês do ano. O incentivo fiscal é APROVEITADO quando da apresentação da DECLARAÇÃO DE AJUSTE ANUAL no ANO SEGUINTE AO DA DOAÇÃO. Atualmente, até o último dia do mês de abril.
Como realizar a doação?
Para fazer doações ou até mesmo para conhecer mais detalhes do projeto, as pessoas devem entrar em contato com o ITPS, pelo telefone 54 3455-4333 (ramal 1125) ou pelo e-mail: responsabilidadesocial@tacchini.com.br.
Fonte: Hospital Tacchini
Comandante do Corpo de Bombeiros de Bento orienta população sobre possíveis acidentes ligados ao inverno
Última semana da mostra artística “Colagens”, de João Genaro, no Museu do Imigrante, em Bento
Prefeitura realiza obras de drenagem na parte superior da Rua Aristides Bertuol, no Eucaliptos, em Bento