O projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foi aprovado, nesta terça-feira (28), pela Assembleia Legislativa, com 25 votos favoráveis e 20 contrários. O documento, que serve de base para a elaboração do Orçamento do Estado, será encaminhado para sanção do governador José Ivo Sartori. O documento mantém para 2017 as despesas de custeio (ou seja, congela pelo segundo ano consecutivo) e investimento nos mesmos patamares de 2016 e corrige em 3% as despesas de pessoal para todos os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), além de Ministério Público e Defensoria Pública.
O déficit orçamentário projetado pelo Estado está em R$ 4,6 bilhões para 2016.
LDO
A LDO fornece as diretrizes para a construção do Orçamento do Estado, definindo os percentuais de correção nos limites de despesas financiadas com recursos do Tesouro. Por previsão constitucional, estes limites são estipulados conjuntamente para todos os poderes e definem o montante orçamentário que cada Poder e órgão autônomo terá para elaborar a sua proposta orçamentária para 2017.
Anualmente, o governo tem o compromisso de encaminhar a proposta à Assembleia Legislativa até o dia 15 de maio e o texto deve ser aprovado até 15 de julho.
Fonte: Palácio Piratini
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Bento: reforma do telhado do ginásio de esportes é contemplada no Avançar Mais no Esporte
Vinho e espumante um passo mais perto de serem símbolos oficiais do RS