A coordenadoria da Defesa Civil e o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) devem ser integrados à Secretaria de Segurança Pública de Bento Gonçalves, que tem como titular o secretário José Paulo Marinho. Atualmente os departamentos pertencem a Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana.
Isso porque já foi protocolado o Projeto de Lei 110/2018, por parte do Poder executivo, na Câmara de Vereadores, para ajustes na Secretaria de Segurança do município, que contempla a transferência dos servidores públicos para a pasta. As duas repartições se juntarão a Guarda Civil Municipal, que deve ter seu edital lançado nos próximos meses.
Segundo o secretário Marinho em visita a outros municípios e tomando como exemplo a própria Secretaria de Segurança Pública do estado, verificou-se que Defesa Civil, DMT e Guarda Municipal, tem de ser subordinadas a mesma secretaria.
Segundo ele o trabalho tem de ser feito em parceria, “Guarda Civil, os agentes municipais de trânsito, defesa Civil, ou seja, todos eles tem de ser ligados a mesma secretaria, até porque seria inócuo colocarmos em uma secretaria o trânsito, fazendo segurança do trânsito, em outra secretaria os agentes de segurança municipais, Polícia Municipal – Guarda Civil – que agora foi aprovada na Câmara dos Deputados, enfim, será um trabalho unificado, todos ligados a uma mesma secretaria” destacou.
Com relação aos recursos obtidos com multas de trânsito, que hoje são parcialmente repassados ao DMT, ainda não há definição de como serão destinados com a subordinação a nova pasta. Marinho ainda rechaçou qualquer possibilidade de o cargo de agente de trânsito ser extinto, mesmo com a futura Guarda Civil também tendo caráter de trânsito. Segundo ele nenhum cargo será extinto, os agentes apenas serão transferidos da Secretaria de Mobilidade Urbana para a Segurança Pública. Quanto ao atual secretário de mobilidade, Amarildo Lucatelli, segundo Marinho, segue com atribuições e atividades relativas a mobilidade urbana.
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves