A Secretaria Municipal de Saúde conta com os serviços de Vigilância em Saúde, com o objetivo de prevenir, controlar e/ou eliminar fatores adversos à saúde. O Setor abrange as Vigilâncias Sanitária, Ambiental, Epidemiológica e Saúde do Trabalhador.
Cada Vigilância possui um Coordenador, responsável pela gestão de seu setor, e, desde maio desse ano, com o objetivo de institucionalização da Secretaria de Saúde e revitalização da Vigilância em Saúde de Bento, o fiscal Rafael Vieira, até então coordenador do Departamento de Vigilância Sanitária, assumiu a Coordenação de Vigilância em Saúde.
A Coordenação de Vigilância em Saúde, garante mais autonomia para as Vigilâncias, além de agilidade em certos trâmites e otimização do uso dos recursos financeiros, com definições de prioridades e análise da real necessidade de aplicação/investimento do recurso. Uma coordenação central também viabiliza a comunicação entre as Vigilâncias e destas para com a prefeitura e comunidade em geral, além de mais rapidez na resolução das demandas.
A Vigilância Sanitária (VISA) é o órgão responsável pela fiscalização dos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços que desenvolvem atividades relacionadas a regulamentação/fiscalização. Como exemplo, restaurantes, lancherias, mercados, farmácias e drogarias, consultórios e clínicas médicas e odontológicas, salões de belezas, escolas de educação infantil, instituições de longa permanência para idosos, dentre outros.
A Vigilância Ambiental é responsável pela fiscalização de imóveis residenciais e comerciais, a fim de averiguar possíveis danos efetuados ao meio ambiente e sua relação à saúde da população daquele meio. Também é responsável pelo controle da qualidade e segurança da água oferecida no município, além de ações de prevenção e controle de zoonoses (doenças transmitidas por animais e que podem acometer seres humanos). Como exemplo de ações, as de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti à Hidrofobia (Raiva), programas Vigiágua e Vigisolo distribuição do inseticida BTI para combate ao mosquito borrachudo, entre outras.
A Vigilância Epidemiológica é responsável por uma série de ações para prevenção, controle e eliminação de doenças e agravos à saúde no município. Dentre as principais, temos: controle das doenças e agravos de notificação compulsória; controle e prevenção de surtos de doenças transmissíveis; imunizações; controle e distribuição de soros antiveneno; identificação de animais peçonhentos; investigação de óbitos; assessoria e suporte aos Serviços de Saúde e demais instituições; e divulgação de informações de interesse epidemiológico.
Por fim, a Vigilância em Saúde do Trabalhador, como o próprio nome diz, é responsável pela investigação e notificação de acidentes, agravos, doenças e óbitos relacionados ao trabalho, além de articular ações junto a outros órgãos e entidades de proteção ao trabalhador, como o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Ministério Público do Trabalho, sindicatos, etc.
Todas as Vigilâncias também desenvolvem ações educativas, como treinamentos, palestras, participação em jornadas acadêmicas e seminários.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor