Paramédicos ajudam feridos fora do Istanbul Ataturk, maior aeroporto da Turquia, após explosão fatal 28/06/2016 REUTERS/Ismail Coskun/IHLAS News Agency

Ataque suicida em aeroporto de Istambul deixa 36 mortos

Três homens-bomba abriram fogo antes de se explodirem na entrada do principal aeroporto internacional em Istambul, nesta terça-feira, matando 36 pessoas e ferindo várias outras, informou o primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim.

De acordo com o premiê, investigações apontam para a responsabilidade do Estado Islâmico.

A polícia disparou tiros para tentar conter os agressores antes que eles chegassem a uma checagem de segurança no terminal de chegadas do aeroporto Ataturk, o terceiro mais movimentado da Europa, mas eles se explodiram, segundo uma autoridade.

Várias testemunhas relataram duas explosões, mas o premiê turco afirmou que eram três homens-bomba e que todos eles atiraram antes das explosões, de acordo com investigações iniciais.

O presidente turco, Tayyip Erdogan, condenou fortemente os ataques.

A Turquia tem sofrido uma onda de atentados neste ano, incluindo dois ataques suicidas em áreas turísticas de Istambul atribuídos ao Estado Islâmico, e dois carros-bomba na capital, Ancara, que foram reivindicados por um grupo militante curdo.

No ataque mais recente, um carro-bomba destruiu um ônibus da polícia no centro de Istambul durante a hora do rush da manhã, matando 11 pessoas e ferindo outras 36 perto da principal área turística, uma grande universidade e o gabinete do prefeito.

A Turquia, que faz parte da coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o Estado islâmico, também está lutando contra militantes curdos em seu sudeste de maioria curda.

Fonte: Reuters

error: Conteúdo Protegido