Bento Gonçalves vem se consolidando como sede de novas empresas. Isso se deve as políticas municipais de incentivo ao empreendedorismo que fomentam a vinda de negócios para a cidade. Dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico comprovam que no primeiro semestre deste ano, o número de abertura de empresas foi positivo. Durante o período, 848 empreendimentos se instalaram no Município.
Destas novas empresas, 554 (65,33%) são do setor de prestação de serviços, 159 (18,75%) do comércio, 58 (6,84%) comércio com prestação de serviços, 56 (6,6%) autônomos, 13 (1,53%) indústrias, seis (0,71%) indústrias com prestação de serviços e duas (0,24%) agroindústrias.
Para o secretário da pasta, Sílvio Bertolini Pasin, “o crescimento de novos negócios em Bento Gonçalves confirma que a cidade é uma dos melhores locais para se empreender. A Lei do Incentivo, entre outras políticas desenvolvidas, é uma grande propulsora destes investimentos, pois as empresas obtêm benefícios para se fixarem aqui, gerando novas oportunidades de renda e de emprego. O ambiente regulatório desburocratizado e o mercado em expansão, também garantem essa cultura empreendedora”.
A Sala do Empreendedor é um local de assessoria gratuita para pequenos, médios e grandes empresários, que visa desburocratizar o processo de formação de novas empresas. Com uma equipe multidisciplinar, o espaço realiza em média mais de dois mil atendimentos por mês, executando todos os processos necessários para a abertura de estabelecimentos.
O proprietário do restaurante Chang Thai, Leandro Scotta, que se instalou no município neste período, falou sobre a importância da Sala para a concretização do seu negócio. “O local é um ótimo suporte para quem está pensando em abrir um negócio. Sempre que precisei, o espaço me ajudou bastante, com esclarecimento de dúvidas, informações sobre documentação e o que eu precisava para fazer isso dar certo. O atendimento é feito com clareza e rapidez. Eu fico muito agradecido pela Sala do Empreendedor e pelo nosso município”, destacou.
A Lei do Incentivo ao Desenvolvimento Econômico (nº 6012/2015) prevê a isenção temporária de taxas e tributos para empresas já estabelecidas no município e que tenham projetos de ampliação, ou para empresas que optarem por se instalarem em Bento.
Inaugurada em junho deste ano em Bento Gonçalves, a rede de supermercados Caitá foi um dos projetos beneficiados pela Lei. O proprietário do empreendimento, Juliano Zandonai explica porque escolheu a cidade para instalação. “Escolhemos Bento, pois acreditamos no seu potencial, acreditamos ser uma cidade que pode crescer muito. A lei de incentivo foi muito bem vinda, ajudou a facilitar a instalação e a desburocratizar o processo de abertura. O suporte que tivemos foi ótimo, o ambiente de negócios que o Poder Público estimula sem dúvida é um fator de atratividade para novos negócios”.
Fonte: Prefeitura de Bento
Diocese de Caxias do Sul reúne o clero para refletir sobre a Campanha da Fraternidade 2025
Quinto lote do Devolve ICMS Linha Branca vai distribuir R$ 7,4 milhões a atingidos pelas enchentes
Câmara aprova projeto de renegociação de dívidas de produtores rurais atingidos por enchente no RS