Iniciativa ocorre através do projeto ACItália
Uma das maiores riquezas de um povo é a sua herança cultural. Para os habitantes da Serra Gaúcha, especificamente a região de Carlos Barbosa, a memória da vinda dos primeiros imigrantes italianos se faz presente em elementos como a fé e o trabalho e fortalece laços entre a contemporaneidade e os antepassados. A Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa, a ACI, entende a importância de preservar essa memória viva e traz, através do exitoso Projeto ACItália, o espetáculo Le Arti per Via, uma espécie de museu itinerante que já rodou o mundo em espetáculos memoráveis. A apresentação ocorre no dia 27 de julho, sexta-feira, a partir das 19h, na comunidade de Santo Antônio de Castro, com entrada gratuita.
Pela primeira vez na Serra Gaúcha, berço da imigração italiana no RS, o espetáculo vem para reproduzir um dia de trabalho dos mais de 40 personagens que compõem o elenco. São artesões, vendedores e outros profissionais que representam antigas profissões, resgatando através de utensílios e figurinos os costumes da época. O desfile interage com o público através de cantorias em italiano, que por largos períodos serviram ao imigrante italiano como consolo, alegria, fé e esperança.
Para a presidente da Comissão ACItália, Eliani Inês Lanzarini, a vinda de Le Arti per Via é um importante marco cultural, que fortalece os laços buscados na Missão ACItália, cuja quarta edição ocorreu em maio deste ano. “Sempre buscamos trabalhar esse vínculo e esse estímulo da troca cultural. É esse o significado de um Gemellaggio e é algo que procuramos fortalecer em nossas viagens à Itálila. O Le Arti per Via traz a história da imigração com profissões que o italiano trouxe quando veio para cá na esperança de uma vida mais promissora. Todos vieram com uma ocupação e fazer esse resgate através da arte nos mostra de maneira intensa e poética o caminho que se trilhou para chegarmos até aqui”.
Na ocasião, a pesquisadora ítalo-brasileira Catia Dal Molin apresentará seu livro “Ti tazi senpre, te parli mai” sobre a dolorosa história desconhecida e nunca antes contada dos acontecimentos da era Getúlio Vargas durante a Segunda Guerra Mundial. A região da Serra Gaúcha foi escolhida por ainda preservar de maneira intensa sinais do processo de colonização. Por aqui, conservam-se as tradições, os costumes e o uso do idioma Talian, reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil. Além de Santo Antônio de Castro, o Grupo Le Arti per Via segue suas apresentações pelos municípios de Santa Maria, Iraí, Encantado, Marau e Nova Bassano, que comemora seus 60 anos de Gemellaggio com Bassano del Grappa.
SERVIÇO:
Apresentação Espetáculo Le Arti Per Via
Local: Carlos Barbosa – Comunidade Santo Antônio de Castro
Data: 27 de julho de 2018
Hora: 19h
Ingressos gratuitos.
Fonte: ACI
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor