O município de Monte Belo do Sul sediou, nesta sexta-feira (29/06), mais um encontro do Famurs pelo Rio Grande, conduzido pelo presidente da entidade e prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira.
O evento que tem o patrocínio do Banrisul, previsto no calendário de interiorização em 2018, reuniu os prefeitos que integram a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e outras lideranças regionais, no auditório da Unidade Básica de Saúde.
Na oportunidade o presidente Salmo expôs as iniciativas voltadas à defesa do municipalismo e a luta por mais autonomia administrativa, para possibilitar às prefeituras condições efetivas de oferecerem serviços públicos de qualidade a todos os cidadãos.
“Precisamos avançar em relação à divisão de recursos orçamentários. No cenário atual, infelizmente, os municípios ficam com 18%, a menor parte do bolo tributário, enquanto a União fica com 57% e os estados com 25%”, reiterou. Durante o encontro foram acolhidas, ainda, as demandas apresentadas pela Amesne, presidida pelo prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli.
2º Prêmio Boas Práticas da Famurs
Na oportunidade, foi realizada a divulgação da 2ª edição do Prêmio Boas Práticas da Famurs, que tem o patrocínio do Banrisul. A honraria será entregue a prefeituras que tenham desenvolvido práticas bem-sucedidas em nove áreas: agricultura, assistência social, comunicação social, cultura, educação, finanças, meio ambiente, saúde e trânsito. A edição deste ano recebeu inscrições de 191 iniciativas de gestão pública, contemplando 129 municípios gaúchos. A divulgação dos vencedores ocorrerá durante o 38º Congresso de Municípios, que será realizado nos dias 4 e 5 de julho.
Fonte: FAMURS
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves