O prefeito Guilherme Pasin, o vice-prefeito Aido José Bertuol e o secretário do Governo e de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, estiveram reunidos, em Porto Alegre, nesta quinta-feira, 28, com o secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Odacir Klein, a fim de debater sobre as alterações no Decreto que regulamenta o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-RS). Na oportunidade, foi entregue um ofício constando as principais demandas de Bento Gonçalves.
A reunião atende a um pedido dos produtores rurais do Município, que estiveram reunidos com o Prefeito nesta semana. Entre as demandas, a principal reivindicação foi a exclusão da necessidade de o estabelecimento indicado possuir certificado de inclusão do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF), devido aos prejuízos econômicos que seriam causadas aos municípios e aos empreendedores se o quesito passasse a ser uma obrigatoriedade.
Para o Prefeito Guilherme Pasin “ao aderir ao SUSAF, o estabelecimento está contribuindo para o desenvolvimento do Município. Com o selo a empresa cresce, aumenta o número de empregos, há geração de renda e o produto passa a ser conhecido em todo Estado. Precisamos da atenção da Secretaria para que o pedido dos produtores seja concretizado”, disse.
Conforme levantamento realizado no site da Seapi, constam 25 municípios aderidos ao Susaf, com o total de 123 empreendimentos cadastrados e outros 51 indicados ao Susaf. Destes, apenas 15 são oriundos da agricultura familiar e se enquadram no PEAF.
Comandante do Corpo de Bombeiros de Bento orienta população sobre possíveis acidentes ligados ao inverno
Última semana da mostra artística “Colagens”, de João Genaro, no Museu do Imigrante, em Bento
Prefeitura realiza obras de drenagem na parte superior da Rua Aristides Bertuol, no Eucaliptos, em Bento