20ª Transposul abre oficialmente em Bento

Nesta quarta-feira, dia 27, abriu oficialmente na Fundaparque, em Bento Gonçalves, a 20ª TranspoSul – Feira e Congresso de Transporte e Logística. Essa realização do SETCERGS (Sindicato das Empresas de Transportes e Cargas do RS), atualmente reconhecida como o segundo maior evento do setor de transporte e logística do país, termina na sexta-feira, dia 29.

A consagrada feira, aberta à visitação pública das 13h às 21h, reunirá as grandes marcas da indústria de caminhões, tecnologia embarcada, implementos e equipamentos rodoviários, autopeças, pneus, combustíveis, bancos, financeiras, seguradoras e equipamentos e serviços para a gestão de armazéns.

Já o congresso técnico contará com a presença de renomados palestrantes oriundos das principais instituições e organizações ligadas ao setor de transporte e logística que abordarão temas relacionados ao cenário político e econômico nacional, empreendedorismo e à inovação.

Feirão é destaque no evento 

Um dos fenômenos durante a retração econômica dos últimos anos, foi o volume maior de estoque de veículos nas montadoras. Com o segmento de transporte, não foi diferente e o momento, agora, é de otimismo diante da constante divulgação de notícias na área sobre a retomada do crescimento econômico, o que acaba reaquecendo o setor. Atendendo a pedido de visitantes, a organização da Transposul – Feira e Congresso de Transporte e Logística, está sendo retomada a realização do feirão de caminhões seminovos e usados.

– Teremos um amplo espaço destinado para esse fim no evento. A lógica de mercado é que as transportadoras, em sua maioria, compram caminhões novos, enquanto os seminovos e usados são destinados para autônomos. Esses profissionais estão presentes em nosso evento em grande número e queremos, com essa iniciativa, atendê-los com opções diversas de veículos – afirma o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística do Rio Grande do Sul (SETCERGS), Afrânio Kieling.

Durante o período em que a economia nacional esteve em alta, chegaram a ser vendidos 170 mil caminhões/ano caindo durante o período de recessão para aproximadamente 50 mil. Diante desse cenário, as montadoras reduziram a capacidade instalada ou investiram em exportação.

– O que acontece agora, é que o volume de vendas voltou e há mais caminhões disponíveis no mercado. Todos estão motivados. Porém, ao mesmo tempo estão atentos para saber se esse crescimento será sustentável – completa.

A iniciativa é feita em parceria com a Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Rio Grande do Sul (FECAM-RS). A entidade tem como objetivo promover a qualificação profissional na busca pelo constante aperfeiçoamento. É formado por 13 sindicatos, cinco delegacias de atendimento e mais de 88 mil representados.

Abertura em clima de otimismo

O retorno da Transposul à cidade de Bento Gonçalves foi marcado pelo discurso de união do setor para retomada do crescimento econômico e enfrentamento de uma série de dificuldades que estão sendo impostas pelo cenário político e econômico.

– Esta edição só está acontecendo porque há vinte anos, visionários, liderados por Ademir Frasson, imaginaram um pequeno congresso do setor em Canela. Hoje, estamos diante de um evento que é o 2º maior do setor no Brasil.  Agradeço a todos ex-presidentes que regaram a semente para que hoje nos tornássemos tão grandes – discursou o presidente do SETCERGS, Afrânio Kieling.

Um dos temas constantes na pauta do encontro é a preocupação com o roubo de cargas. No último ano, a estimativa é de um prejuízo de R$ 1 bilhão e 400 milhões.

– O roubo de carga é um problema muito sério. Não é mais possível que a carga seja roubada e vendida normalmente. Aprovamos recentemente em Brasília uma medida que o estabelecimento que comprar uma carga roubada terá o CNPJ suspenso. O setor paga muito caro pela falta de segurança – acrescentou o presidente do SETCERGS, Afrânio Kieling durante a solenidade de abertura.

O ex-presidente da Fetransul, advogado economista, pós-graduado em inovação e competitividade, Paulo Caleffi, destacou que a Transposul é um lugar de convergência dos interesses.

– Estamos reunindo todos aqueles que dependem do transporte de passageiros e de cargas e que dele vivem. Bento Gonçalves tem parcerias importantes e é muito acolhedora. É uma feira de gente grande e nos sentimos muito orgulhoso, no SETCERGS e em todos os sindicatos porque estamos mostrando que os gaúchos sabem, mesmo em momentos difíceis, se unirem e mostrar que somos fortes – afirmou.

O prefeito municipal de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, comentou que o retorno da Transposul é motivo de orgulho, remetendo a um passado que a cidade teve com edições iniciais.

– Temos certeza que Bento Gonçalves como destino para turismo de eventos e negócios está consolidada. Desejamos o retorno daquela pujança em negócios que tivemos no passado para que os empreendedores possam pensar apenas no sucesso de seus negócios e não estarem preocupados com problemas políticos – declarou.

Durante a solenidade de abertura, foram feitas homenagens aos presidentes nas gestões de todas as edições da Transposul, Ademir Frasson, Adir Luiz Fração, João Pierotto, Sérgio Neto, José Carlos Silvano e Afrânio Kieling.

A 20ª TranspoSul – Feira e Congresso de Transportes e Logística ocorre entre 27 e 29 de junho no pavilhão E do Fundaparque, em Bento Gonçalves. Outras informações podem ser obtidas no site transposul.com. O evento conta com os patrocinadores Master MAN Volkswagen Caminhões e Ônibus e Mercedes-Benz.  Patrocinadores Premium Dipesul Volvo, Fetransul, Ford Caminhões e Ônibus e Scania. Patrocínio Triunfo Concepa e apoio Sindiatacadist

 

 

error: Conteúdo Protegido