A sede do SEC-BG (Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves) foi o local onde aconteceu nesta quinta-feira, 21, uma reunião do Secretariado Nacional dos Comerciários da União Geral dos Trabalhadores do Brasil (UGT). O foco do encontro foi a discussão das atividades sindicais, especialmente pós seis meses da Reforma Trabalhista, com quedas de contribuições que chegam a 80% em algumas das entidades.
A anfitriã da reunião foi a presidente do SEC-BG, que também ocupa o cargo de secretária de Formação da UGT-RS e secretária de Políticas Sociais da UGT Nacional, Orildes Lottici.
“Quem faz o meio campo entre patrão e empregado são os Sindicatos. Os trabalhadores tem que entender que a Convenção Coletiva é que dá garantias, especialmente a Reforma. Se ele recebe reajuste e auxílio-creche é o Sindicato que negocia. Nenhum Sindicato vai morrer, pois se trabalha em prol de uma categoria”, afirmou a presidente.
Além de Lottici, o diretor do SEC BG, Gilson Antônio Faccin, atua como secretário de Organização e Políticas Sindicais e Sérgio Marino Neves, secretário geral também do Sindicato dos Empregados do Comércio de Bento, ocupa a função de tesoureiro da UGT-RS.
Para o secretário do Trabalhador no Setor do Comércio da UGT Nacional, José Cloves Rodrigues, “estamos vivendo um momento complicado, ao mesmo tempo que o governo retira direito dos trabalhadores, tenta enfraquecer os Sindicatos. Vamos brigar pelas contribuições que estão sendo retiradas e buscar alternativas para manter o movimento de pé”, disse.
Norton Jubelli Rodrigues, presidente da UGT RS, salientou a importância da reunião de troca de experiências, após os impactos sentidos em seus Sindicatos. “Estamos compartilhando como mantemos as nossas entidades para manter firme a luta dos trabalhadores. Somos uma Central que tem no seu DNA o comércio e serviços na maioria de seus filiados, temos obrigação de fazer uma discussão setorizada”, salientou.
Dirigentes sindicais de todos o país, como Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, estiveram presentes. O SEC-BG é filiado a UGT-RS. No Brasil a UGT conta com 1336 entidades sindicais filiadas, sendo 1277 sindicatos de base, dentre eles o Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SEC-SP) que representa mais de 450 mil comerciários, sendo o maior sindicato da América Latina.
Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor