O processo de interiorização de varas regionais de execução criminal começa a ser implantado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (20/6). Caxias do Sul será a primeira de cinco cidades-polo do Interior gaúcho a receber uma Vara de Execução Criminal Regional, com competência exclusiva para esse tipo de especialidade, até então só existente na 1ª e 2ª VECs de Porto Alegre e na VEC Regional de Novo Hamburgo, na Região Metropolitana.
A instalação da VEC Regional de Caxias do Sul contará com a presença do Presidente do TJRS, Desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro. A nova unidade judicial responderá, além dos processos de Caxias do Sul, pelas execuções criminais das Comarcas de Bento Gonçalves, Canela, Guaporé, Nova Prata, São Francisco de Paula e Vacaria.
O diferencial das VECs Regionais é ter juízes e servidores especializados em execução criminal, sem outras competências cumuladas. Entre os objetivos estão celeridade processual, padronização de procedimentos e entendimentos jurisdicionais, aprimoramento da fiscalização do correto cumprimento da pena e atendimento de presos. Esses aspectos contribuem para a estabilidade do sistema prisional, conforme a Corregedoria-Geral da Justiça.
As novas unidades terão de 7 a 11 servidores em cartório. A projeção é de 400 processos de execução por servidor. Os magistrados das VECs Regionais também serão responsáveis pela fiscalização dos estabelecimentos prisionais vinculados, transferência e atendimento pessoal de presos.
Além de Caxias do Sul, a lei nº 15.132, de 30/01/2018, criou VECs Regionais, a serem instaladas oportunamente, em Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas e Santa Cruz do Sul. As unidades terão as seguintes abrangências: Passo Fundo (Comarcas de Carazinho, Erechim, Espumoso, Getúlio Vargas, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade); Santa Maria (Comarcas de Agudo, Caçapava do Sul, Cacequi, Jaguari, Júlio de Castilhos, São Sepé e São Vicente do Sul; Pelotas (Comarcas de Camaquã, Canguçu, Jaguarão e Rio Grande); e Santa Cruz do Sul (Comarcas de Arroio do Meio, Cachoeira do Sul, Candelária, Encantado, Encruzilhada do Sul, Lajeado, Rio Pardo, Sobradinho e Venâncio Aires).
Fonte: Tribunal de Justiça do RS
Planejamento e integração garantem os menores índices de criminalidade da história gaúcha
ACIDENTE ENVOLVENDO DOIS VEÍCULOS DEIXA QUATRO FERIDOS NO CIDADE ALTA, EM BENTO GONÇALVES
POLÍCIA CIVIL PRENDE MULHER SUSPEITA DE MANDAR MATAR O COMPANHEIRO, EM CAXIAS DO SUL