36º BPM completa 14 anos

Na próxima segunda-feira, 27 de Julho, o 36º Batalhão da Polícia Militar (BPM) completa 14 anos de sua instalação em Farroupilha. A história da instituição no município passou por reestruturações ao longo dos anos, sendo que no início da década de 70, a Brigada Militar de Farroupilha tinha a denominação de Grupo Policial Militar, subordinado ao 10º BPM de Vacaria. O prédio localizava-se na Rua Julio de Castilhos 1426, na área central da cidade.

Em 9 de Setembro de 1974, com a criação do 12 BPM em Caxias do Sul, o Grupo foi elevado a condição de 3º Pelotão da 3º Cia de Bento Gonçalves, ocorrendo um acréscimo na previsão do efetivo, o que veio atender aos anseios da comunidade, em virtude do aumento demográfico da cidade, a qual já exigia um maior aparato policial. Nesta época, as atividades eram administradas no prédio situado na rua Independência, 1344.

Em Março de 1995, chegaram as primeiras Policiais Militares Femininas e, em 22 de julho de 1998, Farroupilha passou a ter uma Companhia de Policiamento, ligada diretamente ao Comando Regional de Policia Ostensiva da Serra.

Na data de 27 de julho de 2006, conforme Decreto 44.372 de 30 de março de 2006, passou a ser chamado de 36º BPM – Batalhão de Polícia Militar, com responsabilidade territorial sobre os municípios de Flores da Cunha, Antônio Prado, São Marcos, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e Ipê. No ano de 2020 o município de Ipê foi desvinculado do 36°BPM passando a pertencer ao 10º BPM – Vacaria. Atualmente o 36º BPM está sendo comandado pelo Ten. Cel Lucio Henrique de Castilhos Alencastro, tendo como sub-comandante o Major Juliano André Amaral.

O 36º BPM tem em sua estrutura além da administração e Companhias de Policiamento, o PROERD, a Patrulha Maria da Penha, o Policiamento Comunitário, Força Tática, e Agência Local de Inteligência, onde em um trabalho integrado dos profissionais, apresentam resultados notáveis as comunidades, com alto índice de prisões, apreensões de drogas e armas de fogo, estreitando laços e parceria com as comunidades, as quais confiam no trabalho do Batalhão.

 

Central de Jornalismo da Rádio Difusora, com informações do 36º BPM