18 de junho: Dia da Policial Militar

Nesta sexta-feira, dia 18 de junho, é celebrado o Dia da Policial Militar Feminino. Prevista na Lei Estadual nº 15.213/2018, a data homenageia as mulheres comprometidas com os ofícios da Brigada Militar e vocacionadas à proteção da comunidade gaúcha.

Nascida em 18 de junho de 1902, Olmira Leal de Oliveira, a Cabo Toco, ficou reconhecida por sua baixa estatura e seus feitos de guerra heróicos na Revolução de 1923. No período histórico de maragatos, de lenço vermelho, contra chimangos, de lenço branco. Ao realizar a comemoração do Dia da Policial Militar Feminina na data de aniversário da primeira mulher gaúcha a ostentar a farda da Brigada Militar e lutar nas linhas de frente da Instituição, a Corporação demonstra a essencialidade das policiais militares femininas nas suas missões e funções.

Guerreiras de farda, idealistas e abnegadas. Assim como a Cabo Toco, as policiais militares femininas demonstram a força da mulher gaúcha. Em um contexto de lutas e conquistas, as brigadianas foram incluídas na BM são imprescindíveis para a Instituição. Parabéns a todas as Brigadianas!

Fonte: Brigada Militar