143ª Festa de Santo Antônio: Drive Thru do Jantar do Codeguim reúne cerca de 350 veículos em Bento

Na noite da última sexta-feira, dia 28, a Paróquia Santo Antônio realizou o primeiro drive thru dos festejos do Padroeiro. O Jantar do Codeguim superou as expectativas de comercialização e atingiu a venda total dos ingressos colocados à disposição da comunidade.

Mais de 350 veículos passaram pelo estacionamento do Santuário Santo Antônio e o atendimento às pessoas foi feito pelos festeiros da 143ª Festa de Santo Antônio e pela equipe de trabalho. No kit, além de duas unidades do codeguim já cozido, as pessoas puderam degustar outros pratos típicos italianos como polenta, fortaia, radicci com bacon, galeto, salame e queijo, além de uma porção de sagu com creme. No próximo dia 13 de junho acontece o almoço do Dia Festivo de Santo Antônio, também no estilo drive thru.

Tradição de confraternizar com a iguaria que se tornou conhecida na região iniciou na década de 1970

Em meados da primeira metade da década de 1970, a Festa de Santo Antônio dava início a uma bela tradição que se mantém até hoje, embora atualizada pelo tempo. Quando a Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves estava sob a coordenação pastoral do padre Oscar Bertholdo, o senhor Claudino Ferrari e sua equipe mobilizaram o que hoje conhecemos como “Jantar do Codeguim”.

Desde aquela época, até o ano de 2019, a confraternização que antecede as celebrações da trezena e o Dia Festivo de Santo Antônio, foi  realizada ininterruptamente e sempre mobilizou centenas de pessoas apreciadoras da iguaria que se tornou conhecida em toda a Serra Gaúcha. A pandemia da Covid-19, no entanto, fez com que em 2020 a atividade fosse cancelada, apesar de os ingressos já estarem impressos e a 143ª Festa de Santo Antônio tem esse objetivo: retomar a história e a tradição do codeguim, mesmo que adaptado às normas sanitárias que o momento impõe.

*Com informações da Paróquia Santo Antônio