11ª edição da “Primavera dos Museus” tem a participação de Bento

Museu_Restauro (2)

Anualmente, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) realiza no mês de setembro o evento “Primavera dos Museus”, que tem o objetivo de intensificar a relação das instituições com a sociedade, bem como, aumentar o número de visitantes e promover, divulgar e valorizar os museus.

De 18 a 24, a 11ª edição traz o tema “Museus e suas memórias”, que destaca a importância de se valorizar a lembrança institucional como elo essencial nessa ampla cadeia de sentidos construída e compartilhada a partir de diferentes perspectivas sociais – e que tem no museu um importante ponto de conexão.

Dessa forma, o Museu do Imigrante de Bento Gonçalves promove um cronograma de atividades com duas exposições e a realização de uma ação educativa oferecida a uma escola da região.

A exposição “Memórias orais: Reticências da nossa terra” apresenta extratos do projeto “Transmissão de saberes Orais”, desenvolvido pela equipe do Museu em 2006. Pautada no conceito de patrimônio imaterial, a ação se configurou na busca de relatos orais dos moradores do Município com narrativas sobre as memórias e vivências na região.

E a segunda exposição intitulada “Luciana de Abreu: Deem-nos a educação e instrução; nós faremos o mais” pode ser compreendida como uma continuidade na busca pela interação entre diferentes perspectivas sobre a cidade. Essa exposição conta a trajetória da intelectual e sua atuação na luta pelos direitos das mulheres.

Além disso, será realizada uma edição da ação educativa “Gincana da Memória”, no dia 22 de setembro, e oferecida aos alunos do quarto ano da Escola Maria Margarida Zambon Benini. Através dessa atividade lúdica se busca dialogar com os participantes sobre a história do município, aguçando a curiosidade sobre os objetos e sua relação com as pessoas e a cidade.

Escolheu-se esse Projeto para exposição pelo significativo diálogo estabelecido entre público e o local. A troca de saberes proporcionada trouxe um interessante acervo oral sobre a história da cidade, história do Museu e do cotidiano das pessoas.

Fonte: Prefeitura de Bento Gonçalves
Foto: Arquivo Rádio Difusora