10ª Sagra Trevisana di Faria Lemos ocorre neste sábado

Tradicional evento do Distrito inicia às 15h30, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário

A Sagra Trevisana di Faria Lemos é um evento cultural e gastronômico que remete às tradições italianas e está em sua décima edição que ocorre neste sábado, 4, a partir das 15h30, no próprio Distrito.

Com o objetivo de resgatar os saberes e fazeres dos imigrantes italianos, a Sagra é uma forma de resgatar e não deixar se perder os costumes dos imigrantes, como as brincadeiras das crianças, o pão de forno, a confecção das cestas de vime e chapéus de palha, a massa feita na antiga máquina, a figada.

De acordo com Milena Poloni, da Associação Caminhos de Faria Lemos, destaca que foi preciso dividir a programação de duas formas, presencial e online: “esse ano, devido à pandemia, estamos realizando a sagra de uma maneira um pouco diferente, ou seja, realizamos oficina de brincadeiras com as crianças da escola, fomos nas casas dos agricultores observar a lida diária, e documentamos tudo em vídeos e fotos, que posteriormente foram postadas nas redes sociais”.

Os registros em foto e vídeo foram realizados em outubro e novembro deste ano e podem ser conferidos nas redes sociais oficiais da Associação Caminhos de Faria Lemos no Instagram e Facebook.

A 10ª Sagra Trevisana di Faria Lemos foi contemplada pelo Edital Prêmio Movimento, financiado pela Lei Aldir Blanc e promovido pela Secretaria de Cultura.

Serviço

O que: 10ª Sagra Trevisana di Faria Lemos

Quando: 04 de dezembro

Horário: a partir das 15h30

Local: Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Faria Lemos

Programação

15h30 – Projeção da Missa em Talian.

16h30 – Abertura do evento com o Coro Caminhos de Faria Lemos e a Pisa da Uva. Brincadeiras, saberes e fazeres na Praça da Igreja, acompanhados pelo Grupo Trevisani Nel Mondo.

19h30 – Encerramento com a Orquestra de Sopros de Faria Lemos e a Pisa da Uva.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação/Projeto 10ª Sagra Trevisana di Faria Lemos

(RM)