X Concurso do Espumante Brasileiro inicia nesta quarta-feira

JS8-1012

Mais de 50 degustadores avaliarão 308 espumantes de 80 vinícolas na maior edição da história do Concurso do Espumante Brasileiro

A principal janela para o mundo dos espumantes brasileiros começa nesta quarta, 18, e segue até sexta, 20, em Garibaldi (RS), a Capital Brasileira do Espumante. É o X Concurso do Espumante Brasileiro, que avaliará 308 espumantes de 80 vinícolas. Esta é a maior edição da trajetória do evento, que registra um aumento de 16% no número de rótulos inscritos. A promoção é da Associação Brasileira de Enologia (ABE), que reunirá mais de 50 profissionais entre enólogos, sommeliers e jornalistas especializados, para degustar as amostras.

Participam espumantes elaborados por vinícolas de sete estados brasileiros, sendo eles: Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, numa demonstração da diversidade da produção nacional. Os espumantes serão degustados às cegas, seguindo normas internacionais, dentro de suas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis). O concurso segue as normas da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE). As degustações serão realizadas na Câmara da Indústria e Comércio de Garibaldi (CIC). O concurso integra a programação da Fenachamp 2017.

Para o presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna, está é uma grande oportunidade para as vinícolas colocarem na vitrine a qualidade de seus espumantes. “O Concurso do Espumante Brasileiro evidencia a excelência dos espumantes brasileiros, enaltecendo todo o setor, sendo uma importante ferramenta de marketing e de venda para as empresas”, destaca. O resultado será compartilhado com o mundo, configurando-se como um excelente parâmetro para o mercado consumidor tanto interno quanto externo. “Este concurso evidencia a expertise e vocação do Brasil na elaboração de um produto que hoje é reconhecido internacionalmente como um dos mais expressivos do mundo”, complementa Scortegagna.

Serão premiados com Grande Medalha de Ouro, Medalha de Ouro, Medalha de Prata e Medalha de Bronze os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos. A divulgação dos resultados e entrega das medalhas ocorrerá em coquetel realizado na noite do dia 20 de outubro no CTG Sentinela da Serra, no Parque da Fenachamp.

PRÊMIO DESTAQUE
O 10º Concurso do Espumante Brasileiro segue o formato da edição anterior, prevendo uma distinção especial concedida a espumantes que se sobressaírem em suas categorias. Será realizada uma degustação de preferência entre os produtos que conquistarem Medalha de Ouro e melhores medianas, a fim de destacar o que tiver maior preferência dos jurados.

Fonte: Conceitocom Brasil

Foto: Jéferson Soldi