Votação da Consulta Popular 2019 inicia nesta quarta, dia 4, e segue até sexta-feira

Começa nesta quarta-feira, dia 4, e vai até a próxima sexta-feira, a votação da Consulta Popular 2019, organizada pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica do governo do Estado. Para votar, basta ter o número do título de eleitor, acessar o site www.vota.rs.gov.br e escolher a demanda. Além da internet, é possível votar presencialmente em pontos definidos pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

Bento Gonçalves pertence a região de abrangência do Corede Serra e neste ano não disponibilizará pontos físicos de votação. Para a região, será destinado O investimento total de R$ 628 mil, que  será dividido igualmente entre as propostas eleitas.

O enfoque da Consulta Popular 2019 é o desenvolvimento regional, valorizando projetos que ampliam a inovação nas empresas, turismo regional, desenvolvimento rural, capacitação ambiental e competitividade produtiva. Neste ano não teremos projetos das áreas da saúde, segurança e educação.

Antes da eleição, a secretaria realizou 56 assembleias regionais com os Coredes para definir os projetos a serem votados pela população. Ao todo, 97 serão disponibilizados nas cédulas de votação e o cidadão poderá escolher apenas um. Destes, 42 serão eleitos pela população.

Na região do Corede Serra, estarão na cédula de votação os seguintes projetos:

1- Apoio ao Programa Inova-RS – programa do governo do Estado voltado à sensibilização, capacitação, e estímulo à inovação nas empresas gaúchas, envolvendo o setor produtivo, universidades, governo e entidades de classe.

2- Apoio ao circuito integrado de turismo da Serra Gaúcha – cujo objetivo é promover os produtos turísticos das regiões dos Coredes Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra de forma integrada, cujo roteiro logístico é interligado por 575 km de rodovias.

3- Desenvolvimento rural – projetos de apoio à agricultura familiar.

4- Capacitação dos servidores municipais – para o licenciamento ambiental.

5- Apoio aos arranjos produtivos locais – Para o desenvolvimento de projetos pelos APLs Metalmecânico, Moveleiro, da Moda, e da Tecnologia da Informação e Comunicação para melhorar a competitividade das empresas vinculadas a esses setores.

O município de Pinto Bandeira convoca sua população para ir às urnas, porém não informou se disponibilizará pontos físicos para a votação, mais informações devem ser coletadas com a Prefeitura do município.

Em Monte Belo do Sul haverá um ponto de votação presencial na recepção da prefeitura e em Santa Tereza na prefeitura e secretarias. O eleitor ainda pode votar através de SMS, para o numero 30264 com a mensagem RSVOTO#número do título de eleitor# nº do projeto. Ex: RSVOTO#999999999#3. A verba disponível para esta realização foi de R$ 20 milhões e será dividida nas 28 regiões dos Coredes.