Unidades de três bairros de Bento passam a atuar como Estratégia da Saúde da Família

Na última semana a Prefeitura recebeu a confirmação do Ministério da Saúde para habilitação das Unidades de Saúde do Santa Helena I e II, Fenavinho e Cohab para atuar como ESF – Estratégia da Saúde da Família. Serão atendidas aproximadamente 4367 famílias, abrangendo 13. 522 pessoas e com 22 novos Agentes Comunitários de Saúde.

A ESF inclui ações de prevenção, promoção, recuperação e reabilitação de saúde. Conforme a Coordenadora das Unidades de Saúde, Carmem Schultz o objetivo de converter as Unidades é para promoção da qualidade de vida da população. “Com atenção integral, equânime e contínua, a ESF se fortalece como a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). A proximidade da equipe de saúde com o usuário permite que se conheça a pessoa, a família e a vizinhança. Isso garante uma maior adesão do usuário aos tratamentos e às intervenções propostas pela equipe de saúde”, disse.

O processo de implantação da Estratégia Saúde da Família, já foi iniciado na Unidade Santa Helena e psoteriormente será realizado nas outras. Inicialmente foi realizado um levantamento territorial a fim de analisar a quantidade de equipes necessárias para a população local. Após o levantamento e o mapeamento foi elaborado um projeto que passou pela aprovação do Conselho Municipal de Saúde, após aprovação foi enviado à 5ª Coordenadoria Regional e ao Ministério da Saúde.

Para iniciar as atividades como ESF tem que ter um mínimo de profissionais, sendo: (I) médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; (II) enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; (III) auxiliar ou técnico de enfermagem; e (IV) agentes comunitários de saúde.

O Processo Seletivo para os profissionais Agentes Comunitários de Saúde foi realizado e estão em fase de contratação, assim que forem contratados a ESF será implantada. “Essas mudanças vêm para beneficiar ainda mais a nossa população. Essa transição visa à prestação de um atendimento integral e de qualidade a todo o conjunto familiar, com atenção em cada ciclo de vida”, salienta o secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira.

O Prefeito Guilherme Pasin destaca que “é mais uma conquista para a nossa população, que merece um atendimento de excelência e principalmente focado na prevenção das doenças e na qualidade de vida”, enfatiza.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Bento