Unidade de Coleta e Transfusão do Tacchini esclarece diferenças entre o setor e um banco de sangue

DSC03593

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue do Hospital Tacchini informa à comunidade que o setor não atua como um banco de sangue e, portanto, não possui estrutura para realizar coletas em grandes quantidades. O esclarecimento faz-se necessário, pois seguidamente, a mídia nacional realiza campanhas de conscientização que visem o incentivo à doação de sangue, “Por um lado, temos que agradecer ao chamamento, pois mostra o quanto as pessoas estão se conscientizando para este gesto de solidariedade. Ao mesmo tempo, porém, nossa Unidade funciona apenas para atender a demanda, sem condições de enviar a bancos de sangue ou hemocentros”, esclarece a enfermeira responsável pelo setor, Aline Somensi Manfredini.

Atualmente, a Unidade trabalha com a capacidade mensal de coletar até 100 bolsas de sangue. “Normalmente atingimos esta capacidade e as vezes orientamos aos doadores que venham em outra oportunidade. É importante que todos entendam sobre essa nossa limitação, pois as bolsas de sangue tem validade máxima de 30 dias”, explica a enfermeira. Ela ressalta que, por determinação do Hemocentro de Caxias do Sul, todo sangue utilizado por pacientes do SUS internados no Hospital Tacchini, deve ser reposto através de doações diretamente ao Hemocs.

A Unidade de coleta e Transfusão orienta as pessoas a buscarem informações na própria unidade. “Hoje temos as redes sociais e as pessoas muitas vezes compartilham informações de terceiros, sem se importar se as mesmas são verídicas ou não. Nossa unidade está a disposição da comunidade para esclarecimentos, mas infelizmente, muitos opinam ou criticam sem saber como é nosso funcionamento”, adverte.

Atendimento da UCT – Além de coletar sangue para atender a demanda do Hospital Tacchini, a Unidade realiza ainda procedimentos de sangria terapêutica, solicitado por médicos aos pacientes com patologias diversas. Tal procedimento ocorre sempre em horário inverso ao das doações, obedecendo questões legais.

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue do Hospital Tacchini atende aos doadores entre segunda-feira e sexta-feira, no horário das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h. As sangrias terapêuticas são realizadas das 7h às 8h30min e das 16h30min às 18h. O setor funciona nas dependências do Hospital Tacchini e atende pelo telefone (54) 3455-4151.

Fonte: Hospital Tacchini