UFRGS: Publicada 1ª lista de convocados para verificação da autodeclaração étnico-racial

Candidatos ingressantes no SiSU 2020 nas modalidades de ações afirmativas étnico-raciais (L2, L6, L10 e L14) já podem conferir a listagem de convocação para as sessões de verificação da autodeclaração étnico-racial, etapa obrigatória no processo de ingresso dos candidatos dessas modalidades. Os lotados em vagas nas modalidades L10 e L14 serão chamados, somente, para esta etapa caso estejam homologados, primeiramente, na etapa de análise da documentação da condição de pessoa com deficiência.

Como consultar o nome

Os ingressantes devem acessar ufrgs.br/verificacaoautodeclaracao e clicar na opção de seu processo seletivo de ingresso (pelo celular, basta clicar em MENU e as opções de processos seletivos aparecem). Na página é possível pesquisar pelo nome ou sobrenome do candidato, bem como visualizar a listagem completa. Caso não esteja relacionado, o candidato deve continuar acompanhando as demais listagens. Caso esteja relacionado, deve comparecer no dia, no horário e no local estabelecido. Os convocados nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, terão sessões entre os dias 11 e 12 de fevereiro, na Sala 413 da Faculdade de Educação (FACED), Prédio 12.201, no Campus Centro da UFRGS (veja a localização).

Sessão – autodeclarados pretos e pardos
O candidato deverá apresentar-se junto à Comissão Permanente de Verificação no mínimo 30 minutos antes do respectivo horário de início da sessão. Finalizado o limite de horário de chegada, não será permitido acesso ao local de aferição. É preciso apresentar documento de identificação oficial, original e com foto. É facultado, ainda, ao candidato autodeclarado preto e pardo, a apresentação de documentos e fotografias que considerem relevantes durante a sessão. Serão homologados os candidatos que tenham a autodeclaração confirmada pela Comissão, conforme aspectos fenotípicos que os caracterizem como pertencentes ao grupo racial negro.

Sessão dos candidatos indígenas
O candidato autodeclarado indígena, após identificado, será chamado individualmente, em sua sessão específica, para a entrega presencial do original da autodeclaração étnico-racial, previamente enviada pelo Portal do Candidato.

Leia mais sobre a Verificação da Autodeclaração no Portal Ingresso!

Informações gerais
Perderá a vaga o candidato que não comparecer perante à Comissão Permanente de Verificação na data e local estabelecidos na Listagem de Convocação. Haverá apenas uma aferição presencial da autodeclaração étnico-racial por candidato e os resultados serão disponibilizados, exclusivamente, para consulta individual no Portal do Candidato, onde também poderá ser interposto eventual recurso. Candidatos ingressantes no semestre 2020/2 começam a ser convocados a partir do mês de abril de 2020.

Próximas listagens

As próximas listagens de convocação serão publicadas nos dias: 19/3; 1º/4; 9/4; 20/4; 28/4; 7/5.

 

Fonte: UFRGS