UFRGS publica edital de isenção do pagamento de inscrição para o Vestibular 2020

Candidatos que se enquadrem nos critérios estipulados podem solicitar a isenção até 31 de julho. Provas serão em novembro e dezembro

Está aberto até 31 de julho o prazo para solicitar isenção do pagamento de inscrição para o Vestibular 2020 da UFRGS. Podem participar do Programa de Concessão de Benefícios candidatos que tenham cursado ou estejam concluindo o Ensino Médio em escola da rede pública (ou com bolsa integral em escola privada) e possuam renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio nacional.

A isenção deve ser solicitada exclusivamente pela internet, no site www.vestibular.ufrgs.br, até as 23h59 do dia 31 de julho. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, estão à disposição dos candidatos computadores com acesso à internet na Comissão Permanente de Seleção – Coperse (Rua Ramiro Barcelos, 2574 – Portão K – Campus Saúde). Após, o solicitante deve encaminhar os documentos comprobatórios exigidos pelo edital via Correios ou entregá-los pessoalmente à Coperse.

O resultado será divulgado no dia 12 de agosto, no site www.vestibular.ufrgs.br. A Comissão  ressalta que a obtenção do benefício não significa inscrição automática no Vestibular. Ao fazer a inscrição no Concurso, o candidato cuja isenção foi deferida deverá informar o seu CPF, e o sistema buscará o resultado da solicitação de forma automática.

Todas as informações sobre o pedido de isenção, inclusive os documentos necessários para comprovação dos requisitos, estão disponíveis no edital. Mais informações pelos telefones (51) 3308.5907, 3308.5978 e 3308.5906, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Provas serão aplicadas em novembro e dezembro

Neste ano, diferentemente da tradicional realização em janeiro, o Vestibular da UFRGS ocorrerá em dois finais de semana subsequentes, nos dias 23 e 24 de novembro e 30 de novembro e 1º de dezembro. A antecipação da data de aplicação das provas faz parte de um conjunto de medidas implementadas pela Universidade para otimizar os processos de matrículas e a ocupação das vagas. As datas das inscrições estarão estipuladas no edital específico, que ainda não foi publicado.

Os vestibulandos já podem conferir a lista de leituras obrigatórias da prova de Literatura em Língua Portuguesa. As novidades em relação à última edição são: Bagagem, obra de poesias de Adélia Prado; o romance São Bernardo, de Graciliano Ramos; As Meninas, de Lygia Fagundes Telles; e Feliz Ano Velho, do escritor Marcelo Rubens Paiva. A relação completa está disponível no site da Coperse.

 

Fonte: UFRGS