UCS recebe Encontro nacional sobre Comércio Internacional nos âmbitos acadêmico e profissional

ucs

Primeiro INTERCOMIN reúne palestras sobre carreira, apoio à exportação, empreendedorismo, estatísticas do setor logístico e geopolítica, entre outras abordagens, além da apresentação de trabalhos, que serão recebidos até a próxima terça-feira, 9 de outubro

A Universidade de Caxias do Sul recebe acadêmicos, professores e profissionais de Comércio Internacional de todo o Brasil nos dias 19 e 20 de outubro, durante a primeira edição do Encontro Nacional de Estudantes, Professores e Profissionais de Comércio Internacional – INTERCOMIN. A integração ocorre no bloco J do Campus-Sede, através do debate de assuntos voltados à formação acadêmica e desenvolvimento profissional. A submissão de trabalhos – nas áreas de gestão de negócios internacionais; práticas, processos e regulamentação no Comércio Internacional; e cenários e ambientes de Comércio Internacional – ocorre até 9 de outubro, enquanto as inscrições para o público de ouvintes podem ser feitas até 19 de outubro, no site da UCS.

A programação reunirá palestras sobre a carreira profissional no Comércio Internacional, diferenças culturais, apoio à exportação para pequenas e médias empresas, e-commerce internacional, empreendedorismo, aspectos e objetivos dos novos processos de exportação e importação, a retomada da economia brasileira, estatísticas do setor logístico, geopolítica mundial no comércio internacional brasileiro e sobre as mulheres no Comércio Internacional.

Relevância regional e nacional

De acordo com o coordenador do curso de Comércio Internacional da UCS, professor Fábio Verruck, o momento será de discussão sobre a profissão e as descobertas acadêmicas na área. “Também influencia na consolidação da formação acadêmica em Comércio Internacional, relativamente nova, estabelecendo e divulgando sua importância para o desenvolvimento econômico regional e nacional”, explica o professor, ressaltando ainda a busca pela conexão das esferas de interesse na formação – estudantes, professores e profissionais – para a troca de informações e o estabelecimento de vínculos duradouros para o desenvolvimento da atividade.

“É a primeira vez que um evento eminentemente acadêmico na área de Comércio Internacional é realizado no país. Esperamos que, no futuro, esta iniciativa se consolide como uma oportunidade de pensar a profissão e os avanços na área, atingindo amplitudes internacionais”, afirma.

A realização do INTERCOMIN é da graduação em Comércio Internacional da UCS, junto aos diretórios acadêmicos do curso no Campus-Sede e no Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi), além dos diretórios acadêmicos do curso de Comércio Exterior da Universidade Regional de Blumenau, da Universidade do Vale do Itajaí, da Universidade da Região de Joinville, da Universidade Federal do Rio Grande, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, da Universidade de Passo Fundo, da Universidade do Vale do Taquari e da Universidade Feevale.

 

Fonte: UCS