UBS Maria Goretti em Bento recebe habilitação para Estratégia da Saúde da Família

O prefeito Guilherme Pasin acompanhado do secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, e do coordenador médico, Marco Antônio Ebert estiveram na tarde desta segunda-feira, 14, realizando visita a Unidade Básica de Saúde no bairro Maria Goretti.

A Unidade recebeu habilitação no mês de setembro para atuar como ESF – Estratégia da Saúde da Família. A coordenadora da Unidade, Gabriela Nicaretta Agostini explica que, “a ESF inclui ações de prevenção, promoção, recuperação e reabilitação de saúde. Com uma equipe interdisciplinar de médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, auxiliar administrativo, higienizadora, psicóloga, nutricionista, dentista, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde é possível programar uma assistência e cuidado de saúde adequado”.

A partir do mapeamento do território para habilitação da ESF, a previsão é de atender 862 famílias, sendo aproximadamente uma população de 2.777 pessoas. Serão quatro agentes comunitários de saúde, o elo de comunicação entre a equipe e a comunidade.

“Essas mudanças vêm para beneficiar ainda mais a nossa população. Essa transição visa à prestação de um atendimento integral e de qualidade a todo o conjunto familiar, com atenção em cada ciclo de vida, salienta o secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira.

Na última semana, a Unidade iniciou os agendamentos por telefone para gestantes, crianças menores de dois anos, deficientes e idosos a partir de 60 anos para evitar que os mesmos fiquem aguardando no local. Além disso, os profissionais da saúde iniciaram o agendamento eletrônico, por meio do RG ou cartão SUS.

“Os profissionais desta Unidade e da Secretaria Municipal de Saúde estão de parabéns, porque essa é mais uma conquista para a nossa população, que merece um atendimento de excelência e principalmente focado na prevenção das doenças e na qualidade de vida”, enfatiza o prefeito Guilherme Pasin.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento

Fotos: Franciele Zanon e Emanuele Nicola