Túnel da BR-470 em Bento tem aval do Dnit que define projeto como “solução mais econômica”

O DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – retificou a aprovação e elaboração do contrato de permissão para uso da faixa de domínio, na BR-470, em Bento Gonçalves, para o projeto que visa a implantação de um túnel no acesso do bairro São João. A reportagem da Rádio Difusora havia solicitado um posicionamento do órgão e obteve a resposta nas últimas horas através de email da Assessoria de Comunicação.

A pauta ainda gera expectativa porque será no dia 3 de fevereiro a nova licitação aberta pela Prefeitura com o intuito de que desta vez – nas últimas duas não apareceram empresas interessadas – surjam possíveis executores do projeto.

Conforme ainda o DNIT a “solução apresentada pela Prefeitura, por meio do IPURB, é a mais econômica dentre as usuais, nesta condição topográfica, uma passagem inferior”, consta, em “função do desnível encontrado nas adjacências, comum na nossa região serrana, classificada como montanhosa”.

A população questionou se haveria tecnicamente a possibilidade de instalação de um viaduto e o Departamento informou que “seria possível sim, justamente em frente ao posto de combustíveis, com o levante pleno da pista da rodovia. Contudo, os custos para um viaduto seriam substancialmente maiores que os de uma passagem inferior, o que pode ter sido o fator decisivo pela adoção deste modelo de travessia”.

O primeiro edital de licitação foi assinado dia 15 de agosto pelo prefeito Guilherme Pasin.

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora