Tratamento precoce para COVID-19 é debatido por prefeitos da macrorregião da Serra

O Prefeito Guilherme Pasin participou nesta quinta-feira, 02 de julho, de uma reunião virtual sobre tratamento precoce para COVID-19 com a equipe do Coordenador do Comitê Covid-RS, Luciano Zuffo, o Ministério Público Federal e o procurador Alexandre Schneider. O Presidente da Amesne, José Carlos Breda, prefeitos da macrorregião da Serra e o Coordenador Médico da Secretaria da Saúde, Marco Antônio Ebert participaram do encontro.

O objetivo é junto com os Municípios da AMESNE buscar a realização de um protocolo regional para redução de internações e óbitos. A proposta foi idealizada por um grupo de médicos voluntários do Comitê Covid-RS, e determina o manejo clínico farmacológico oportuno de casos suspeitos ou confirmados de infecção humana pelo Coronavírus (COVID-19). Não se destina a substituir o julgamento clínico ou a consulta de especialistas, mas a fortalecer o gerenciamento clínico desses pacientes e fornecer orientações atualizadas.

O grupo auxiliaria as secretarias municipais de saúde a identificar as fases da COVID-19, proporcionando melhor ordenamento para o tratamento da população; facilitando a gestão de leitos, principalmente os de terapia intensiva, evitando assim o colapso do sistema de saúde.

Durante o encontro o grupo de médicos apresentou as fases do processo aos Prefeitos, e irá elaborar um protocolo para ser apresentado as secretarias de Saúde para realização de um trabalho conjunto. “Uma reunião excelente e esclarecedora com estes profissionais, o conhecimento é importante para nossas decisões”, disse o Presidente da Amesne, José Carlos Breda.

O Prefeito Guilherme Pasin destacou que foi “uma reunião importante para nossa região. Trabalhar para estabelecer estes protocolos é o início de um novo processo no combate ao Coronavírus”, disse.

Também participou da reunião o Prefeito de Porto Feliz, Cássio Prado. A cidade da microrregião de Sorocaba é a com menor vulnerabilidade ao coronavírus.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: João Pedrassani