Trade turístico aguarda posição do Estado para Aperfeiçoamento do Distanciamento Controlado

Na tarde da segunda-feira, 27, o Comitê Pró-Turismo Bento realizou uma apresentação online da Proposta de Aperfeiçoamento do Modelo de Distanciamento Controlado para membros do trade turístico local.

Participaram o secretário Municipal de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, a presidente do Bento Convention Bureau (BCB), Gabrielle Signor Rodrigues, a presidente do Comtur (Conselho Municipal do Turismo) e executiva do SEGH (Sindicato Empresarial da Gastronomia, Região Uva e Vinho), Márcia Ferronato, com empreendedores locais.

O principal desafio é avançar com um Protocolo Estadual que garanta o funcionamento das atividades de forma responsável e com medidas de segurança.

A base do documento conta com uma pesquisa realizada denominada “Covid-19 e o impacto nos negócios turísticos do RS”, onde além da dificuldade de acesso a créditos em um momento de baixo fluxo econômico, 85% dos participantes solicitaram a necessidade do repensar o “abre e fecha”, independente de cor de bandeira no Modelo de Distanciamento Controlado.

A Proposta sugere entre outros itens, a redução de trabalhadores, de quartos disponíveis em hotéis, com higienização e medições de temperaturas de visitantes, da possibilidade de operação no comércio varejista como shoppings, vinícolas, artesanato e cervejarias – seguindo o quadro menor de operação -, demarcação de áreas em parques naturais e ao ar livre com distância de 4 metros entre grupo de pessoas, uso de máscaras e assim por diante.

Há ainda itens que se baseiam em protocolos de segurança do Ministério do Turismo (MTur) como Selo Turismo Responsável MTUR (além do Selo do Município que já é aplicado, Ambiente Limpo e Seguro), Campanha Publicitária para o Turismo Responsável e auxílio na aplicação de Testes Covid-19.

Nesta terça-feira, 28, o secretário de Desenvolvimento e Turismo do RS, Rodrigo Lorenzoni, teve uma agenda com o governador Eduardo Leite, para tratar deste Protocolo. A estimativa é de avanço, embora a região esteja na terceira semana de Bandeira Vermelha.

Comitê da Retomada do Turismo RS e municípios pedem mudanças no Distanciamento Controlado

Bento aceita desafio da gestão de crise com apoio do Comitê de Retomada do Turismo RS

O desafio de conseguir manter as atividades de forma responsável tem sido uma defesa do setor do turismo do RS e da Região Uva e Vinho. Para falar do tema e da criação de um Comitê que trata do assunto, com a participação do G30 Serra Gaúcha, a Rádio Difusora entrevistou a empresária e diretora do Hotel & Spa do Vinho, representando o setor do enoturismo junto à este grupo, Deborah Villas-Bôas Dadalt. Acompanhe na reportagem do jornalista Felipe Machado:

Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora