Tarde de Campo reúne agricultores no interior de Bento Gonçalves

20181009_141019

Na última terça-feira, dia 9, o secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli, acompanhado da coordenadora das capacitações, Sheila Carvalho, participou da Tarde de Campo sobre pragas e doenças na Viticultura. O encontro foi organizado pela Emater com apoio da Secretaria por meio do Programa Municipal de Qualificação do Meio Rural.

A capacitação foi realizada na propriedade de Estevão e Jaimir Milani, na comunidade da Linha 6 da Leopoldina, distrito de Vale dos Vinhedos, e contou com a participação de 35 agricultores do Vale dos Vinhedos e de São Pedro. Todos os produtores que participaram do encontro integram o Projeto de Valorização e Resgate dos Vinhos Coloniais, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura e Emater, e o Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, iniciativa da Emater.

Dentre os assuntos, foram abordados o controle da pérola da terra/brocas e cochonilhas, pelo Dr. Marcos Botton e controle de doenças da videira, pelo Dr. Lucas Garrido, ambos pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho.

“Esse tipo de ação é fundamental para aproximar os produtores rurais do assunto, principalmente quando se almeja o uso racional de defensivos agrícolas nas propriedades. Para isso, o agricultor tem que identificar corretamente a praga e os agentes da doença para tomada de decisão do melhor momento de aplicação do tratamento. Isto garante eficiência produtiva e segurança tanto para o agricultor, ao consumidor e ao meio ambiente”, destacou Sheila.

A próxima Tarde de Campo será realizada em São Valentin, no distrito de Tuiuty, na próxima terça-feira, 16, na propriedade de Hilário Lunélli.

Fonte: Prefeitura de Bento