STIMMME completa nesta quarta, dia 1º, 50 anos de atividades em Bento

O STIMMME (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves) completa nesta quarta-feira, 1º de março, 50 anos de atividades. Com 3,5 mil associados, representando cerca de 14 mil profissionais em 18 municípios (Bento Gonçalves, Fagundes Varela, Guabijú, Protásio Alves, São Jorge, Vila Flores, Vista Alegre do Prata, Nova Bassano, Nova Araçá, Paraí, Guaporé, Dois Lajeados, São Valentim do Sul, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Veranópolis, Nova Prata e Cotiporã), a entidade completa o cinquentenário cada vez mais consolidada em defesa do trabalhador.

“A grande marca é a história. Muitas coisas aconteceram mantendo o direito e mantendo o social do trabalhador. Como equipe e com uma diretoria atuante conseguimos consolidar o STIMMME para um melhor atendimento aos associados e familiares”, comentou o presidente Élvio de Lima.

O Sindicato, que ainda mantém subsedes em Veranópolis, Nova Bassano e Guaporé, anunciou novidades para o trabalhador em coletiva de imprensa realizada no dia 14 de fevereiro, em sua sede.

A primeira delas é a entrega das melhorias que estão sendo realizadas na Sede Campestre da entidade: um alojamento com oito apartamentos, cada qual com um dormitório e banheiro individual, totalizando área de 9 x 20 metros construídos, e uma cozinha industrial com a estrutura necessária para atender o preparo de alimentos e serviços durante atividades do Sindicato ou de seus associados.

As obras devem estar concluídas até o início de abril. Recentemente, a sede recebeu outras melhorias como a reforma do Quiosque central e seus banheiros, a inclusão de novas piscinas e espreguiçadeiras – além da inauguração de Centro de Eventos, em 2015.

O calendário de atividades especialmente planejadas para compartilhar a celebração dessa data com os profissionais do setor também está definido.

No calendário social já são oito as atrações confirmadas para ocorrer durante o ano. A primeira delas está marcada para o dia 18 de março: a Festa do Dia da Mulher, que ocorrerá no Hotel Dall’Onder, com previsão de reunir cerca de 450 trabalhadoras ligadas ao segmento. Nesse dia, elas poderão aproveitar apresentações artísticas e musicais, farta gastronomia e, ainda, concorrer ao sorteio de uma moto 0km e mais de R$ 1,5 mil em prêmios diversos. Os ingressos já estão sendo disponibilizados na sede administrativa de Bento Gonçalves e nas subsedes de Veranópolis, Guaporé e Nova Bassano.

Em abril, quando se comemora o Dia do Metalúrgico, o STIMMME realiza sua tradicional Gincana, no dia 30 – integrando colaboradores de diversas empresas em uma competição saudável que ocorre na Sede Campestre da entidade. No mês seguinte – maio –, o destaque da agenda é o Jantar Baile dos Trabalhadores Metalúrgicos, encontro que reúne mais de mil pessoas para uma noite de confraternização. A edição deste ano será no dia 27, com chope liberado e música ao vivo garantindo a animação do baile.

O segundo semestre também tem atrações especiais: em outubro, no dia 15, ocorre a Festa do Dia das Crianças. Em novembro, é a vez dos profissionais que atuam nas subsedes comemorarem com os jantares de integração que ocorrem em Guaporé (11), Nova Bassano (18) e Veranópolis (25).

Encerrando a programação do ano, no dia 09 de dezembro ocorre a grande Festa Metalúrgica, em Bento Gonçalves, com sorteio de um automóvel 0km, motocicletas e diversos prêmios. Outra atração do encontro será a escolha da nova corte de Soberanas do STIMMME, com eleição da rainha e princesas que ostentarão o título no biênio 2018/2019.

stimmme

 

Educação e qualificação

No ano de 2010, o STIMMME foi, mais uma vez, pioneiro no compromisso de contribuir para a qualificação dos trabalhadores ligados à categoria e inaugurou o Centro Profissionalizante do Setor Metalmecânico e Material Elétrico de Bento. A iniciativa surgiu como alternativa para sanar a dificuldade de encontrar trabalhadores preparados para atender às necessidades do cada vez mais exigente mercado nos segmentos metalmecânico e de material elétrico. Sua estrutura conta com pavilhão de 350 m², com laboratórios de informática, de auto-elétrica, de usinagem e de solda, além de salas para aulas teóricas, recepção e administração.

O Cepromec-BG já capacitou mais de duas mil pessoas desde sua fundação. Ainda na área de incentivo à educação, o STIMMME inovou ao oferecer, em 2015, a entrega do Kit Escolar para os filhos dos trabalhadores associados, composto por diversos insumos que os estudantes utilizam em sala de aula, contribuindo, também, para o equilíbrio do orçamento familiar com a redução dessa despesa.

Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora com informações da Exata Comunicação