Sparkling Night Run 2017 ocorre neste sábado em Bento

Wine bar - crédito marcio Rodrigues

As ruas de Bento Gonçalves vão receber a mais charmosa corrida noturna da Serra gaúcha neste sábado (11): a quarta edição da Sparkling Night Run. A partir das 20h30, os cerca de 600 participantes estarão reunidos na Via Del Vino, onde ocorre a largada (e também a chegada) da prova, com duas opções de modalidade de percurso – 5km ou 10km, com participação individual ou em dupla.

O trajeto permite apreciar a cidade sob uma outra perspectiva: à noite, praças como a Vico Barbieri e monumentos como as igrejas Santo Antônio, Cristo Rei e São Bento e o Museu Municipal ganham novas estéticas a partir da iluminação, tornando menos extenuante a tarefa de vencer a acidentada geografia da cidade.

Mesmo quem não é atleta pode aproveitar a Sparkling Night Run para curtir Bento Gonçalves: as ruas centrais da cidade são o palco de uma animada celebração enogastronômica. Ali será possível vivenciar tradições locais, com food trucks e wine bar comercializando massas e vinhos (veja a relação dos participantes abaixo).

Promovido pela Orquídea, patrocinadora da corrida e fornecedora das massas que serão utilizadasTrailer - Colheita Butique Sazonal-GIORDANO pelos food trucks, o evento gastronômico faz alusão ao Dia Mundial do Macarrão (25 de outubro) e homenageia os 50 anos da realização da primeira Fenavinho. O acesso será livre ao público, que só pagará o que consumir. A estrutura será armada no entorno da Via del Vino, a partir das 18h e ficará em funcionamento até as 23h.

A Sparkling Night Run 2017 conta com a parceria de Bento Pura Inspiração; Casttini Móveis; CNEC; ExpoBento; Giordani Turismo; Mérica Transportes; Orquídea; Ortafrutti, Prefeitura de Bento Gonçalves; Santo Antônio Transportes; Santa Clara; Sicredi; Super Apolo; Vinícola Aurora; Vinícola Boccati; Vinícola Nova Aliança e Vinícola Salton, além do apoio do hotel Vinocap. A corrida noturna é uma realização do CIC-BG.

Foodtrucks participantes

Diversos Gourmet: Massa tortiglione com molho branco com bacon ou molho ragú de costela

Guaxinins Pizza e Hot Dog: Espaguete ao molho sugo

Mister Pankekas: Panquecas de guisado ou de presunto e queijo

Nega Maluca: Talharim caseiro ao molho do Chef (tomate seco e nata) ou de tomatinho cereja e manjericão

POLENTRUCKPolentruck: Penne ao molho de galinha caipira ou de funghi

Sweet Babi: Bolo de pote

Trailer Colheita Butique Sazonal: Talharim caseiro ao molho de cogumelos frescos e queijo Brie ou La Mare (mexilhões,camarão, polvo e lula)

Wine bar: Salton, Aurora e Nova Aliança

 

Como fica o transito em Bento Gonçalves

Realizar um evento do porte da Sparkling Night Run, corrida noturna que movimenta Bento Gonçalves neste sábado (11), às 20h30min, exige um verdadeiro esforço coletivo em logística – tudo para atender às expectativas de três públicos distintos envolvidos com o evento: espectadores, corredores e moradores.

Por isso, o Departamento Municipal de Trânsito e a Brigada Militar – ao lado de uma equipe do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC), promotora da corrida – pensaram estratégias a fim de facilitar a chegada do público ao Centro, oferecer segurança aos atletas para a prática esportiva e minimizar os impactos para os moradores que precisam acessar suas residências em ruas dentro do percurso da prova.

Para causar o mínimo transtorno, parte de apenas três ruas do Centro serão bloqueadas. Duas delas fazem parte do QG central da prova: o trecho da Marechal Deodoro da Fonseca em frente à Via del Vino, ponto de largada e de chegada da Sparkling Night Run, e a Cândido Costa, entre a Marechal Deodoro e a Barão do Rio Branco, onde se concentrará o evento gastronômico da corrida, com food trucks e wine bar – o ponto de táxi em frente à prefeitura será deslocado para a esquina com a Barão do Rio Branco. Para montar esta estrutura, essas ruas ficarão fechadas ao trânsito das 12h30min à 0h.

Um outro trecho bloqueado compreende a 13 de Maio. Como os atletas cruzam a Júlio de Castilhos vindos da Praça Vico Barbieri, o trajeto entre a Júlio e a Saldanha Marinho estará fechado. A orientação para quem estiver vindo do Borgo e precisar acessar o Centro é dobrar na Júlio, que percursoestará sinalizada com cones e fitas zebradas, a fim de direcionar e separar atletas de veículos, assim como estará sinalizado na Praça Vico.

“Gostaríamos de pedir a compreensão dos bento-gonçalvenses, pela importância do evento e por se tratar de uma atividade relacionada à saúde, no sentido de nos auxiliarem para que tenhamos um bom andamento do tráfego e da prova”, diz Gilberto Rosa, coordenador de Políticas Públicas de Trânsito, do Departamento Municipal de Trânsito (DMT).

Vários outros pontos da cidade terão interrupção parcial, sempre com a orientação de agentes do DMT e do staff da competição. Na Avenida Osvaldo Aranha, os cruzamentos com a Livramento, Itaqui (Posto Di Trento) e Dr. Casagrande, e na 10 de Novembro, no entroncamento com a Silva Paes. Um outro ponto de atenção será em frente à antiga Todeschini, ponto de retorno para os atletas que optarem pelo trajeto de 5km da prova.

Outros lugares que os motoristas precisam prestar atenção são na subida da Guilherme Fasolo – em direção ao Cidade Alta -, no ponto onde quem segue pela Gomes Carneiro faz a conversão à esquerda, e na confluência da Humberto de Alencar Castelo Branco com a Herny Hugo Dreher. “Procuramos gerar o mínimo desconforto e o menor tempo de interrupção parcial, que deve ser de cerca de duas horas”, comenta Rosa.

Em todo o trajeto da competição haverá cones, fitas zebradas, além de veículos do DMT e equipes de agentes e do staff da competição, para orientar atletas e motoristas. Duas ambulâncias estarão disponíveis – uma na Saldanha Marinho, na entrada da Via del Vino, e outra na Barão do Rio Branco, próximo à esquina da Cândido Costa – e dois rebatedores acompanharão os atletas durante o percurso da prova. A Brigada Militar também dará apoio ao evento, prestando segurança.

Atletas serão assistidos por comunidade acadêmica do CNEC

Os atletas que participarem da Sparkling Night Run podem ficar sossegados quanto à integridade física. A Faculdade Cenecista (CNEC) oferecerá aos participantes cuidados tanto preparatórios quanto pós-prova, a fim de evitar que os corredores se lesionem pelo esforço. Entre os serviços, a equipe multidisciplinar do educandário fará avaliação de lactato – subproduto do metabolismo que influencia na manutenção da performance muscular – por punção capilar. Ainda, orientará quanto a lesões, estimulando os alongamentos antes da prova, assim como a aplicação de bandagem funcional, e acompanhará os alongamentos depois da corrida. Também oferecerá serviços de crioimersão (banheira de gelo) e de autoliberação miofascial (técnica para relaxar e alongar os músculos), além de distribuir brownie funcional.  Com ações assim, a Sparkling Night Run oportuniza a aplicação do conhecimento aos acadêmicos do CNEC na prática, valorizando o incentivo do esporte e aproximando-se da comunidade para sensibilizá-la acerca da importância de hábitos saudáveis.

SERVIÇO:

O que: Sparkling Night Run

Quando: dia 11 de novembro

Onde: Bento Gonçalves, RS

Informações: www.sparklingnightrun.com.br