Solenidade marca troca de comando na 8ª CIACOM em Bento

Ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 14, nas dependências do 6º Batalhão de Comunicações (6º BCOM) Batalhão Presidente Geisel, a solenidade de troca de comando da 8ª Companhia de Comunicações (8ª CIACOM), que tem sede nas instalações do batalhão.

Deixa o cargo de comandante, o major Márcio Wagner Dias Ferreira, e assume o seu lugar o capitão Robson Köhler Damião. Em entrevista a Rádio Difusora o major ressaltou o sentimento de gratidão em sua passagem pela organização militar e pela cidade.

“A minha mensagem é de agradecimento, muita gratidão por tudo que aconteceu, a forma como fomos recebidos nessa cidade acolhedora e bonita, uma cidade que eu tive muito gosto de viver, qualidade de vida, então eu queria só agradecer a todos que puderam contribuir, a todos que conviveram com a minha família, muito agradecimento mesmo”, ressaltou. O militar servirá agora em Belo Horizonte-MG, sua terra natal.

O novo comandante, capitão Robson, destacou a expectativa para o seu comando a frente da 8ª CIA COM, “a expectativa é a melhor possível, de continuar o trabalho que o major Márcio já vem efetuando em excepcional capacidade, e poder melhor cada vez mais a companhia e a representatividade que a organização tem perante a sociedade”, destacou. Robson Köhler Damião, tem 35 anos, é natural de Santa Maria, e vem da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro, com sede em Deodoro-RJ.

A 8ª CIACOM conta hoje com três Oficiais, um Subtenente, 17 Sargentos, 11 Cabos, 8 Soldados do Efetivo Profissional e 36 Soldados do Efetivo Variável. A solenidade teve a presença do general de brigada, Ernesto de Lima Gil, comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (8ª BIMtz) de Pelotas, à qual são subordinados o 6º BCOM e a 8ª CIACOM.

8ª COMPANHIA DE COMUNICAÇÕES 8ª CIA COM

HISTÓRICO

Com sede na cidade de Bento Gonçalves-RS, a 8ª Companhia de Comunicações foi criada pela Portaria do Comandante do Exército nº 707, de 23 de junho de 2015 e publicada no Boletim do Exército nº 26 de 26 de junho de 2015. As instalações ocupadas hoje pelo então Núcleo da 8ª Companhia de Comunicações são da antiga Companhia de Comunicações de Posto de Comando Recuado do 6º Batalhão de Comunicações.

MISSÃO

Sua missão é instalar, explorar e manter o sistema de comunicações da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediada na cidade de Pelotas-RS, utilizando-se de equipamentos de comunicações sofisticados e de militares especializados. Para o cumprimento de sua missão, a Companhia conta, inicialmente, com um efetivo de 88 militares, estando administrativamente dependente do 6º B Com, sua OM de origem.

COMANDANTES

Seu primeiro Comandante foi o Capitão de Comunicações LEANDRO SILVA NERY, que assumiu o comando em solenidade realizada no dia 15 de janeiro de 2016.

Fonte: Central de Jornalismo Difusora

Fotos: Marcelo Fotografia/Especial Difusora