Sobe para oito o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou mais quatro casos de coronavírus no Brasil, totalizando seis em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro no Espírito Santo. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, o caso confirmado no Espírito Santo entrará no banco de dados do ministério nas próximas horas, mas já está confirmado.

O caso do Espírito Santo é uma mulher de 37 anos, com histórico de viagem. Além disso, existe um caso confirmado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, mas o ministério aguarda a contraprova para confirmar oficialmente. Assim, o Brasil tem 636 casos suspeitos e oito confirmados.

No Rio Grande do Sul, há 104 suspeitas sendo analisadas, e 25 já foram descartadas.

Dois novos casos confirmados têm relação com o primeiro, registrado em São Paulo, o que demonstra transmissão local do vírus. Eles tiveram contato com o empresário de 61 anos, primeiro caso registrado de Covid-19 no país. Antes de apresentar os sintomas, em 25 de fevereiro, o homem recebeu 30 parentes na casa dele, na zona sul da capital paulista.  Ele havia viajado ao norte da Itália a negócios. A região é a mais afetada pelo surto de coronavírus naquele país.

Além do empresário e dos dois casos ligados a ele, São Paulo tem outros três pacientes infectados: um administrador de empresas, de 46 anos; um funcionário de uma corretora de valores, de 32 anos; e uma adolescente de 13 anos. Todos passaram recentemente pela Itália.

O Ministério da Saúde monitora ainda 636 casos suspeitos em 21 estados e no Distrito Federal. Outros 378 foram descartados após exames laboratoriais.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou o relatório situacional do Covid-19 no mundo.

oms_5_3_20
Relatório situacional de Covid-19, segundo OMS. – Ministério da Saúde

* Com informações da Agência Brasil e Correio do Povo