SMMAM atende denúncia de descarte irregular de resíduos sólidos no Barracão em Bento

26230511_571947719819015_794548593763853275_n

Na tarde da última segunda-feira, dia 8, a equipe de fiscalização da SecretariaMunicipal de Meio Ambiente de Bento Gonçalves (SMMAM), recebeu denúncia de descarte irregular de resíduos sólidos, no Barracão, proximidades da Rua Arcindo Garbin, acesso ao bairro Fátima.

Os fiscais foram até o local em companhia do secretário de meio ambiente Claudio Dias, para a vistoria e notificação dos responsáveis. “Existem pontos de descarte irregular na cidade que a gente vem acompanhando há tempos. Aqui acabamos fazendo uma fiscalização e encontramos vários resíduos de um construtor que acaba depositando seus resíduos de obra, faxina, jardinagem neste local. Nós notificamos e demos o prazo de três dias para que limpe, dê a destinação correta e comprove pra onde foi o material”. Destacou Dias.

Este caso em específico foi a primeira vez que o mesmo foi notificado, mas existem muitos casos de reincidência no município. O local onde foi flagrado o descarte irregular, fica na área de captação da bacia do Arroio Barracão, o que preocupa ainda mais o poder publico, “a gente vem monitorando diariamente essas áreas, principalmente na bacia de captação. Não podemos deixar que a nossa cidade vire local de descarte, qualquer local, principalmente este local, a medida que temos que ter todo cuidado com a questão da água”.

No ano de 2017 foram mais de 600 notificações de irregularidade no município. Destas, 38 autos de infração foram gerados, culminando em cobranças de multas, em sua maioria para casos reincidentes.

Dentre as ações da secretaria do meio ambiente está o projeto “Eu Jogo Limpo Com Bento”, que busca a conscientização da população com relação a destinação do lixo. Quem quiser obter mais informações de como realizar a destinação correta dos resíduos ou realizar denúncias relacionadas ao tema deve entrar em contato com os canais da SMMAM através do 0800-979-6866 ou (54) 3055-7227.

Fotos: SMMAM