SMMAM apresenta plano de manejo da Reserva Biológica Dárvin João Geremia aos vereadores

Na tarde desta segunda-feira, 5, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente apresentou, durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores, o Plano de Manejo da Reserva Biológica Dárvin João Geremia. O  Plano de Manejo faz parte de uma medida compensatória firmada entre o município e a Todeschini. A área de 2,6 hectares, localizada no bairro Planalto, tem o bioma de Mata Atlântica, e possui o Cadastro no Setor Responsável por Unidades de Conservação, da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (FEPAM).

O Plano de Manejo deve servir como um instrumento norteador para as ações e futuras da REBIO, pensando em questões como drenagem, e conectividade entre esta área e as áreas bem conservadas do entorno. Outra ação prevista é a criação do Conselho Consultivo que irá deliberar sobre os licenciamentos de loteamentos industriais ou residenciais e atividades industriais de alto potencial poluidor – que precisarão da anuência do Conselho que será presidido pelo Secretário de Meio Ambiente.

Além destas ações, o Plano poderá ter mecanismos de preservação da vegetação nativa, buscando estabelecer corredores ecológicos por meio de uso da arborização urbana, conectando a Reserva Biológica a áreas florestais adjacentes.

A SMMAM executa projetos de Educação Ambiental dentro Reserva Biológica Dárvin João Geremia, em parceria com a SMED, como o Projeto Trilhas que contempla alunos de quarto ano, sendo que em 2019, aproximadamente, 850 estudantes visitaram o local. Do mesmo modo, a Reserva contempla, em parceria, o Projeto Abelhas do Bem do IFRS, que busca informar e sensibilizar a comunidade sobre as espécies de abelhas nativas e sem ferrão.

O grupo de escoteiros Videiras tem a permissão de uso de uma área próxima ao Colégio Landell. Como contrapartida, eles auxiliam em atividades de manutenções da Reserva, como recolhimento de resíduos advindos da parte externa, trazidos pelo vento, por exemplo, e de manutenção, pertinentes ao trabalho escoteiro.

O secretário da pasta pública, Claudiomiro Dias, ressalta que o próximo passo “é marcar as audiências públicas para a apresentar o Plano de Manejo para a comunidade de Bento Gonçalves e colher sugestões para o aprimoramento de suas ações. Um ponto muito importante a salientar é que o Plano de Manejo virá a contribuir para a preservação do local, sem inviabilizar empreendimentos existentes ou futuros”

A equipe de trabalho interdisciplinar é composta pelos integrantes da Global Engenharia, a Engenharia Química, Fabiane Locatelli, pela Bióloga e Doutora Gisele Cemin, e a Bióloga Isadora Zambom, pela SMMAM integra a Bióloga e Mestre Caroline Todeschini e Fiscal Sandra Bianchi, da SMED, Professora Adriana Razia, do IPURB, Arquiteta Eliana Zani Romagna; e da Fudnação Todeschini, Coordenadora Ambiental Cecilia Todeschini e Bruna Paese.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Foto: Marlo Lautert / Câmara de Vereadores / Divulgação