SMED realiza entrega de sacolas retornáveis do Projeto “Olhar Atento” em Bento

IMG_6698

Nesta terça-feira, 7, ocorreu na Praça Centenário a solenidade de Entrega das Sacolas Retornáveis, atividade que faz parte do projeto educacional Olhar Atento: Ciências para Vida – Alimentação Saudável, da Secretaria Municipal de Educação.

Nessa edição, as sacolas retornáveis foram subsidiadas com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Bento Gonçalves (Sindilojas) e do Sicredi. As sacolas foram entregues para todos os alunos e professores de Jardim B e de 2º ano da rede municipal de ensino, durante as visitas à Feira Ecológica.

O objetivo é promover ações e vivências que desenvolvam a reflexão, discussão e experiências em torno da alimentação, oportunizando a comunidade escolar e, principalmente, ao aluno, a possibilidade de realizar escolhas conscientes e de construir hábitos de alimentação saudável. No contexto do projeto, os alunos e professores de segundos anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental realizam visitas nas propriedades rurais e agroindústrias familiares do município.

De acordo com o gerente do Sicredi – Cidade Alta, Luciano Tessaro, “Nossa entidade tem como um de seus objetivos contribuir para o desenvolvimento social da comunidade. É um grande privilégio para nós, pois aqui está o nosso futuro junto a esses estudantes projetos que visam a continuidade de ações que promovam a produção local”.

A secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, “esse é um momento muito especial que culmina os trabalhos iniciados no início do ano letivo. Essa conscientização é imbuída de uma aprendizagem que vai desde escolher um alimento saudável até o respeito e cuidado com o meio ambiente”.

Participaram do evento, o secretário de Turismo e adjunto, Rodrigo Ferri Parisotto e João Pedrassani, o secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli, o subprefeito do Vale dos Vinhedos, Marciano Batistello, os professores e alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Professora Vânia Medeiros Mincarone e Professor Félix Faccenda, representando a EMATER, o agrônomo Luciano Fronza, o representante do Instituto Federal de Educação, a nutricionista Adriana Machado, o presidente da Associação dos Agricultores Ecológicos, João Sonza, o presidente da Associação dos Agricultores Familiares, Vinícius Dall’Oglio, e padre Júlio Giordani.

Olhar Atento: Ciências para Vida – Alimentação Saudável

O projeto é desenvolvido desde 2013, porém, em 2015, passou a contemplar crianças de jardim B com visitas a feiras ecológicas. E nas visitas às feiras constatou-se que um grande número de sacolas plásticas era empregado para armazenar e transportar os alimentos adquiridos em pequenas quantidades pelas crianças, durante a atividade.

O projeto educacional Olhar Atento: Ciências para Vida – Alimentação da SMED tem a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura, com apoio da Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social, Subprefeitura do Vale dos Vinhedos, EMATER, Associação dos Agricultores Ecológicos de Bento Gonçalves, Associação dos Agricultores Familiares de Bento Gonçalves, SINDILOJAS, SICREDI, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Agro Pet dos Anjos, Paleparia Botafogo e Adubare – Compostos Orgânicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Divulgação/SMED