SMED entrega o documento orientador do currículo de Bento Gonçalves

Dando continuidade à programação do evento do início do Ano Letivo de 2020, a Secretaria de Educação realizou, na tarde desta sexta-feira, 14, no CTG Laço Velho, a entrega do Documento Orientador do Currículo de Bento Gonçalves. Desde 2015, iniciou o processo de construção de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com o objetivo de estabelecer conteúdos fundamentais a serem aprendidos por crianças e jovens durante a vida estudantil na Educação Básica.

No final de 2017, o documento da BNCC foi homologado, com prazo de dois anos para ser colocado em prática. Na mesma época, por meio de Portaria, foi formalizado o regime de colaboração entre as redes Privada, Estadual e Municipal, instituindo comissão para a construção de um Documento Orientador Municipal, tendo como ponto de partida o Referencial Gaúcho, no cenário estadual, e a BNCC, no nacional.

De acordo a secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, “todo o processo foi colaborativo e dialógico entre os representantes das instituições. Assim, escolas e professores estudaram e debateram o processo de formação do Documento Orientador do Currículo. Ele traz as particularidades de nosso território e alinha as propostas do mesmo no nosso município”.

O Documento Orientador de Currículo de Bento Gonçalves foi para as seguintes representantes: da Rede Estadual, a coordenadora-adjunta da 16ª CRE, Michele Lunardi Ferroanto Tomasi; escolas do Ensino Fundamental Municipal, diretora Jaqueline Bondan de Lima; escolas de Educação Infantil Municipal, diretora Silvana Teresinha Balbinot Lorenzini; da Associação das Bento Gonçalves das Escolas de Educação Infantil da Rede Privada (ABEIPAR), Cristiane Oliveira Ramos; e Cristiane Anderle Scotton, da Escola Infantil Parque do Sabiá.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Jose Martim Estefanon