Sistema de captação de água e proteção de nascente é construído em Cotiporã

Com apoio da Prefeitura de Cotiporã, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, a Emater/RS-Ascar realizou na segunda-feira, dia 16 de maio, uma capacitação prática para extensionistas na construção de sistema de captação de água e proteção de nascente. A ação foi executada na propriedade da família de Paulo Pitol, localizada na Comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora, interior de Cotiporã.

A capacitação faz parte do Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) na Conservação de Nascentes em Propriedades Rurais na Região da Sicredi Serrana, e beneficiou a propriedade selecionada para ser Unidade de Referência (UR) no município.

Os extensionistas presentes realizaram a construção da estrutura física e proteção da nascente, visando permitir o acesso à água de qualidade e em quantidade para atender as necessidades da família, que irá usá-la, neste caso, para suas atividades produtivas, especificamente na criação de aves.

O produtor Paulo Pitol recebeu orientações sobre todo o processo, inclusive quanto à necessidade de tratamento (cloração) para que a água atinja a qualidade que precisa ter para esse uso. “No futuro, a água poderá ser utilizada também para atender as necessidades básicas da família relacionadas à higiene, alimentação e mesmo para o consumo, com os devidos tratamentos necessários para essa finalidade”, explica a extensionista da Emater/RS-Ascar, engenheira florestal Adelaide Ramos.

Representando a Administração Municipal de Cotiporã, o Secretário de Agricultura, Ivaldo Wearich, Coordenadora do Departamento de Meio Ambiente, Cláudia Bruscatto, e a Fiscal Ambiental, Maysa Machado, estiveram presentes na atividade.

A capacitação ainda contou com a presença da Chefe do Escritório da Emater de Cotiporã, Jéssica Zalamena, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Mércia Fugalli, representantes da Cooperativa Sicredi, Andressa Lazzarini e Jane Lazzarini, bem como da Emater/RS-Ascar das regiões de Caxias do Sul e Lajeado, e profissionais da Sicredi Serrana.

Fonte e foto: Prefeitura de Cotiporã