Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento participa da Marcha das Margaridas

Integrando uma caravana de 500 pessoas que viajou do Rio Grande do Sul para Brasília, a Marcha das Margaridas realizada nos dias 13 e 14 de agosto, contou com a representatividade da Regional Serra da Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves (STRBG), com extensão de base em Monte Belo, Santa Tereza e Pinto Bandeira.

A 1ª vice-presidente da entidade sindical, Terezinha Tonet, conhecida como ‘Terê’, foi uma das mulheres juntamente com mais de 100 mil, do meio rural, que percorreram as vias até a Esplanada dos Ministérios em um ato de luta pela categoria.

Com o lema Margaridas na Luta por um Brasil com Soberania Popular, Democracia, Justiça, Igualdade e Livre de Violência, a marcha reuniu participantes de todo o Brasil.

“Com orgulho representei Bento Gonçalves, não só como mulher trabalhadora rural, mas como mulher. Hoje também lutamos pelos mesmos direitos”, comentou Terê.

A Marcha das Margaridas é o maior evento de mulheres da América Latina e leva esse nome em homenagem a Margarida Maria Alves, grande liderança de defesa dos direitos de trabalhadoras e trabalhadores rurais, que foi assassinada em 1983.

Para saber mais, leia a Plataforma Política da Marcha das Margaridas, documento que reúne as propostas amplamente debatidas por milhares de mulheres do campo, floresta e águas do Brasil.

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora