Sicredi Serrana atinge a marca de 100 mil sócios na região

A Sicredi Serrana reuniu a imprensa regional nesta terça-feira, 19, onde anunciou a marca de 100 mil associados nos 23 municípios de sua abrangência na Serra Gaúcha, além do crescimento do número de ativos e depósitos. O índice de satisfação dos associados também subiu, 74%, com 86% considerando os colaboradores.

“Isto é de uma grandeza muito importante para o Sistema Sicredi. Entre 118 cooperativas do Sicredi, somos a 6ª que alcança esta marca emblemática. Há dois anos não se trabalha com metas, isto veio acontecendo ao natural pela proposta de atendimento e relacionamento”, destacou o presidente da Sicredi Serrana, Marcos André Balbinot.

O diretor executivo, Odair Dalagasperina, entende ser um momento especial. “É um esforço que a gente tem feito mudando o modelo comercial e os nossos processos, cada vez mais oferecendo uma experiência única para os nossos associados”, afirmou.

Foi anunciado ainda que em 2018 um dos focos será o crédito imobiliário, aproveitando o fato de que 85% dos associados estão no meio urbano. As mais diversas linhas de crédito, nas mesmas condições que a Caixa oferece por exemplo, passarão a ser oferecidas no próximo ano.

Outra novidade é o lançamento do PagCom, uma máquina de captura de cartões, que passa todos os cartões da região, mais simples e ágil, com uma taxa mais competitiva. O ano encerra ainda com 47% de crescimento somente no agronegócio, foco que também continuará sendo valorizado.

Evolução e Perfil dos Associados

A Sicredi Serrana iniciou suas atividades atendendo associados da Cooperativa Santa Clara, em Carlos Barbosa. A partir da iniciativa dos seus 25 sócios-fundadores, a semente do Cooperativismo de Crédito foi plantada na região. Dez anos depois, ainda atendendo associados da Santa Clara, a Sicredi Serrana contabilizava 1.121 associados e iniciava sua expansão para todos os 23 municípios da área de atuação.

Em 2006, então com 20.890 associados, a Livre Admissão autorizada pelo Banco Central mudou o perfil da Sicredi Serrana e marca o início de sua grande expansão acompanhando a evolução do Sistema Sicredi.

A partir daquele ano, todas as pessoas jurídicas e físicas, urbanas e rurais, passam a ter acesso ao quadro social da Cooperativa. Essa diversidade de público e de economias é que marcam o ritmo de crescimento, de resultados e de atividades da Sicredi Serrana. Um autêntico reflexo das características da Serra Gaúcha e Vale do Caí, que formam a área de atuação da Cooperativa.

Depois de manter anos de expressivo crescimento no quadro social, os dois últimos anos marcam uma nova proposta de gestão que potencializou ainda mais a chegada de novos associados. Mais de 8 mil associados em 2016, e mais de 10 mil associados neste ano, consolidou essa grande conquista que está sendo celebrada com os associados e com a sociedade.

Enquanto perfil, o quadro social da Cooperativa é composto em 9% de Empresas, 11% do agronegócio e agricultura familiar e 80% são urbanos. Entre as pessoas físicas, 71% dos associados têm até 50 anos de idade, o que demonstra o perfil jovem do quadro social. Entre as empresas, 44% estão classificadas como serviços, 34% do comércio e 22% da indústria.

A marca dos 100.000 associados da Sicredi Serrana representa que 1/4 de toda a população e 1/3 de todas as empresas da região são associadas da Sicredi Serrana.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com 115 anos de história, integra 118 Cooperativas Singulares, com mais de 3,6 milhões de associados e mais de 1,5 mil agências, em 21 estados do país.

Para conhecer as vantagens, acesse o site da Cooperativa (www.sicrediserranars.com.br) ou visite uma Unidade de Atendimento da sua cidade e fale com a nossa equipe.

Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora