Setor de Saúde Bucal de Bento orienta sobre cuidados com higiene na prevenção à COVID-19

Em meio à pandemia do coronavírus, uma das preocupações é cuidar da higiene pessoal, principalmente das mãos. Mas, os cuidados com a higiene bucal também devem ser lembrados, afinal, uma das portas principais de entrada do vírus é a boca. Manter uma boa higiene bucal é também importante forma de prevenção de doenças nesta pandemia. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde através do Setor de Saúde Bucal reforça alguns cuidados.

Uma das recomendações é higienizar as mãos, usando os protocolos corretos, antes de escovar os dentes. “As mãos vão ser imprescindíveis para o uso do fio dental e da escova de dentes, é importante que estejam bem higienizadas, para que a gente possa levá-las até a boca”, destaca a coordenadora do Setor, Giovana De Bacco.

A troca de escova dental, também, é um ponto importante e deve ser feita sempre que uma pessoa estiver se recuperando de alguma infecção, para evitar risco de recontaminação, além da importância do uso de fio dental e enxaguante bucal. “Seguindo todas as recomendações, todos nós ficaremos mais seguros e vamos proteger outras pessoas. Juntos podemos passar por essa situação”, ressalta a dentista.

O setor de saúde bucal do Município segue com atendimento restrito para urgências e emergências nas Unidades do São Roque, Central, Santa Helena e Eucaliptos.

Serviços como de diagnóstico precoce de lesões suspeitas de câncer bucal continuam sendo realizados normalmente. Lesões na boca que não regridem em 14 dias, precisam ser avaliadas por um dentista. Além disso, a intervenção em bebês recém-nascidos, que apresentem dificuldade no aleitamento materno também estão sendo atendidos. O aleitamento materno precisa ser garantido.

“Se você, ou algum familiar apresentar alguma queixa odontológica, ligue para 3055-8550 ou 3055-7081, e receba orientações da equipe de dentistas. Assim você evita sair de casa desnecessariamente. Diante da pandemia que estamos vivendo, procure ir nas  unidades de saúde, quando realmente for necessário”, finaliza Giovana.

Confira as dicas:

• É importante manter a higiene diária

• A limpeza deve acontecer ao menos três vezes por dia, de manhã ao acordar, após o almoço e antes de dormir

• Os fios dentais são extremamente essenciais, pois eles são responsáveis por eliminar resíduos e bactérias

• Uma das formas de contaminação do novo coronavírus, ocorre pelas gotículas de saliva, logo, se alguém na sua residência apresentar os sintomas, o uso de pasta de dentes, sabonetes e até toalhas de rostos, devem ser individualizados, inclusive é indicado não deixar as escovas no mesmo ambiente;

• Antes de fazer qualquer higienização bucal, é necessário lavar as mãos com água e sabão

O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Setor de Saúde Bucal