Setembro Dourado engaja comunidade na luta contra o câncer infantil

Dourado

Campanha de conscientização tem ‘Caminhada pela Vida’ programada para o dia 30 deste mês

A conscientização da comunidade bento-gonçalvense acerca da importância do diagnóstico precoce como forma de vencer o câncer infantil ganha força com as ações do Setembro Dourado. A campanha de sensibilização vem captando aliados no compromisso de difundir informações sobre o assunto e orientações que podem salvar vidas – a exemplo do encontro que reuniu a imprensa local na manhã de quinta-feira (13), mobilizando os profissionais da mídia a colaborarem com as divulgações.

O câncer é a principal causa de ‘morte por doença’ em crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, segundo informa o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Os números alarmantes devem servir como alerta para que pais e educadores fiquem atentos à identificação dos sintomas, uma vez que o diagnóstico precoce aumenta consideravelmente as chances de cura. “Estamos muito engajados nas ações do Setembro Dourado, campanha que estimula os pais a prestarem atenção nos seus filhos e também defende a educação nas universidades para os médicos em formação, a fim de que se faça um diagnóstico precoce a partir dos sintomas nos jovens. Essa é a melhor forma de vencer a doença”, enfatiza a oncologista pediátrica Ângela Rech Cagol, também coordenadora técnica do serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital Geral de Caxias do Sul.

Trazendo a temática do câncer infantil na pauta de debates sociais, a campanha Setembro Dourado promove a primeira edição da ‘Caminhada pela Vida’, no dia 30 de setembro. Nesse encontro serão reforçadas orientações sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantil. “Queríamos oferecer para os jovens uma atividade que promovesse a solidariedade, então buscamos o Setembro Dourado para que atuassem em favor da caridade. Nós sabemos que 80% das crianças diagnosticadas precocemente obtém a cura do câncer, por isso a importância de conscientizar toda a comunidade”, ressalta Susana Lodetti, do Centro Espírita Nossa Casa, mentor da iniciativa em Bento Gonçalves. A ‘Caminhada pela Vida’ partirá às 9h, do Centro Espírita Nossa Casa, na rua Mário Italvino Poletto, 235, próximo ao Colégio Landell de Moura.

SERVIÇO
O que: 1ª Caminhada Pela Vida, do Setembro Dourado, conscientização sobre o câncer infantil
Quando: 30 de setembro, às 9h
Onde: saída em frente ao Centro Espírita Nossa Casa (rua Mário Italvino Poletto, 235, Bento Gonçalves).
Quanto: participação gratuita.

 

Fonte: Exata Comunicação

Foto: Nei Vignatti