Serviços relacionados ao meio ambiente disponíveis de forma online no site do Município

É possível visualizar, acompanhar e gerenciar as solicitações de licença ambiental, consultar as licenças deferidas, prestar contas e fazer denúncias

Em mais uma ação para agilizar e facilitar o acesso do cidadão, a Prefeitura através da Coordenadoria de Tecnologia de Comunicação e Informação (CTEC) e secretaria do Meio Ambiente passam a disponibilizar o módulo de gestão ambiental no site do Município.

Com o programa, desenvolvido pela IPM Sistemas, é possível visualizar, acompanhar e gerenciar as solicitações de licença ambiental, acessar boleto para pagamento de taxas, consultar anexos relacionados ao pedido, consultar as licenças deferidas, prestar contas do destino dos resíduos gerados, dar ciência na licença emitida e realizar o download do documento oficial, por exemplo.

Já o cidadão pode registrar denúncia formal ou anônima, sem necessitar de login no portal de autoatendimento ou se deslocar à prefeitura. “Com essa tecnologia não haverá mais a necessidade de ir até secretaria do Meio Ambiente para solicitar licenças, consultar o processo ou cadastrar uma denúncia. Isso vale tanto para empresas, cidadãos e a própria prefeitura”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Claudiomiro Dias.

Para o diretor da CTEC, Matheus Barbosa é mais uma facilidade para o cidadão com os serviços da prefeitura acessíveis na palma da mão. “O município, por sua vez, consegue fiscalizar se as empresas estão cumprindo com as exigências contidas no documento oficial da licença emitida ao empreendimento, bem como identificar se a denúncia é válida para que sejam tomadas as medidas cabíveis. Estamos buscando e apresentando cada vez mais ferramentas que proporcionem ao cidadão mais agilidade na prestação do serviço”.

A ferramenta pode ser acessada no Portal do Cidadão do Município de Bento Gonçalves: www.bentogoncalves.atende.net

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação ASCOM

(RM)