Senado aprova projeto que torna Farroupilha título de Capital Nacional da Uva Moscatel

imagem_materia

O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (6) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 83/2018 que confere a cidade de Farroupilha, o título de Capital Nacional da Uva Moscatel. Agora ele segue para sanção presidencial.

Do deputado Henrique Fontana (PT-RS), a proposta justifica que a cidade de Farroupilha é reconhecida pela qualidade no cultivo da uva moscatel, responsável pela produção de um dos tipos de espumantes mais apreciados no Brasil, tendo inclusive um dos seus vinhos, o Moscatel da Casa Perini, sido classificado como o quinto melhor vinho do mundo em 2017.

Na votação de Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), o relator, senador Paulo Paim (PT-RS), lembrou que Farroupilha obteve da Embrapa a indicação geográfica de procedência (IP) para os vinhos finos moscatéis: moscatel espumante, vinho fino tranquilo branco moscatel, frisante moscatel, licoroso moscatel, mistela e brandy de moscatel. A variedade da uva conhecida por moscato branco, citou ainda, é tradicional da região desde os anos 1930 e não é encontrada em outros países.

“A concessão do título de Capital Nacional do Moscatel, além de contribuir para a promoção dessa importante atividade econômica exercida com destaque pelo município, representará, para os agricultores e para a população local, o reconhecimento oficial da qualidade de seu trabalho e de seu empenho”, defendeu.

Na mesma oportunidade o Plenário aprovou os projetos que conferem título de Capital Nacional da Cachaça, para Salinas, em Minas Gerais e de Capital Nacional da Maçã, para o município de São Joaquim, em Santa Catarina, a maior produtora de maçãs no país.

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Agência Senado