Senac Bento Gonçalves participa seletiva para competição internacional

Senac24

Alunos de todo estado disputam na ocupação Serviço de Restaurante entre os dias 6 e 8 de dezembro

Entre 6 e 8 de dezembro, o Senac Bento Gonçalves participa das Competições Senac de Educação Profissional – Etapa Regional, na ocupação Serviço de Restaurante, representado pelo aluno Chrystian Bagiston Paiva. O evento acontece na Faculdade Senac Porto Alegre e reunirá alunos de seis escolas do Estado que serão avaliados em provas ao longo da semana. Também participam das provas as escolas, Senac Comunidade, Senac Torres e Faculdade Senac Porto Alegre.

Os dois melhores alunos (1° e 2° lugar) na ocupação seguem treinando juntos. Em 2018, haverá a eliminatória nacional das Competições Senac de Educação Profissional, sendo que seus vencedores representarão o Brasil na WorldSkills 2019, que acontecerá em Kazan, na Rússia. Em setembro deste ano, a instituição já selecionou alunos que, no ano que vem, participam da disputa nacional nas seguintes ocupações: Cabeleireiro, Cozinha e Cuidados de Saúde e Apoio Social.

Para a coordenadora de internacionalização do Senac-RS, Carla Cassol, essa iniciativa é muito importante para incentivar o intercâmbio e compartilhamento de conhecimento entre as escolas do Senac. “Iniciativas como as competições não apenas destacam a importância da educação profissional em um contexto de crise de mão de obra qualificada, como também contribuem para a melhoria da qualidade dos egressos, os quais, inseridos no mundo do trabalho, promoverão o desenvolvimento econômico regional”, destaca.

Histórico do Senac-RS na WorldSkills

Em 2016, o Senac Brasil criou uma nova forma de seleção para participar da WorldSkills –a maior competição de educação profissional do mundo. A instituição lançou as Competições Senac de Educação Profissional. O Senac-RS venceu a etapa nacional das competições e teve três representantes na WorldSkills 2017: Gérson Nunes, na ocupação Cozinha, Júlia Goulart, na ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social, e Vitória Menezes, em Cabeleireiro. Os três representantes conquistaram medalha de excelência na competição internacional.

Realizada a cada dois anos, em um país diferente, a WorldSkills é voltada a jovens até 22 anos. Eles devem demonstrar, durante as provas, habilidades técnicas individuais e coletivas para executar tarefas específicas de cada uma das ocupações profissionais. Neste ano, o Brasil teve um excelente desempenho na competição que aconteceu em Abu Dhabi, entre 14 e 19 de outubro.

A delegação do País, composta por 56 alunos do Senac, Senai e Instituto Federal, conquistou 15 medalhas, entre ouro, prata e bronze, além de 26 medalhas de excelência, ficando em 2º lugar no ranking geral que considera a pontuação, com um total de 34.901 pontos. A Rússia foi a primeira colocada, com 35.461 pontos.

 

Fonte: Senac / Enfato