Seminário de Educação ocorre nesta segunda-feira em Bento

18835642_1225081567621571_7543989588085775486_n

A Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais de Educação do RS da Assembleia Legislativa, realiza nesta segunda-feira, 19, a partir das 14h, na Fundação Casa das Artes em Bento Gonçalves, o “Seminário a Educação no Desenvolvimento Regional”. A coordenação da Frente é do deputado estadual, Nelsinho Metalúrgico (PT), que estará presente no evento, além da deputada federal, Maria do Rosário (PT), bem como a reitoria, colaboradores, alunos, entre outros.

Conforme o deputado, é necessária uma mobilização da sociedade, sabendo que o Governo Federal cortou orçamentos das Escolas. “Neste 2017 o Governo cortou 30% do orçamento destinado aos investimentos, além de 10% de recursos de custeio, que é o dinheiro que paga a luz, material, todos os equipamentos dos laboratórios, a segurança, limpeza”, comentou.

O evento será aberto ao público em geral e terá o palestrante convidado, o professor Eliezer Pacheco, que foi Secretário da SETEC/MEC entre 2005 e 2012, período de implantação dos Institutos Federais.

“Entendemos que é importante trazer o tema para debate e mobilizar as comunidades da região da Serra para que reflitam sobre a atual situação de cortes nos recursos orçamentários para a educação pública federal e o impacto na atuação dos Institutos Federais”, destaca o reitor do IFRS, Osvaldo Casares Pinto.

O objetivo é elaborar através das audiências, buscar sensibilização aos deputados federais e senadores, a recomposição dos orçamentos.

Em nota divulgada ainda em 2016 pela Reitoria do IFRS, era informado que a instituição teria uma perda de mais de R$ 11 milhões, quando comparado o orçamento de 2016, e R$ 28 milhões se comparado com o orçamento de 2015.

A mesma publicação dizia que “o próximo período será de extrema dificuldade, inclusive para a manutenção dos avanços conquistados e a comunidade acadêmica sentirá os impactos negativos”.

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora