Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UCS promove pesquisas relacionadas a catadores de resíduos sólidos

DSC01280

Mostra fotográfica e peça de teatro integram projeto Compartilhando Experiências em Pesquisa Científica – Catadores/as de Resíduos Sólidos Urbanos – Protetores Ambientais, divulgando dados sobre condições de vida e trabalho desses profissionais, bem como educação e saúde ambiental

A Universidade de Caxias do Sul se engaja na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2018), que ocorre entre 15 e 21 de outubro, por meio do projeto Compartilhando Experiências em Pesquisa Científica: Catadores/as de Resíduos Sólidos Urbanos – Protetores Ambientais. Conectada ao tema da Semana Nacional deste ano, Ciência para a Redução das Desigualdades, a proposta inclui mostra de fotos e peça de teatro na UCS, promovidos com apoio e financiamento do CNPq.

A exposição de fotos Vidas Recicladas apresentará locais e condições de trabalho de catadores de Caxias do Sul por meio de imagens registradas por professores/pesquisadores durante o desenvolvimento de atividades de pesquisa em 13 associações de catadores no município. A mostra ocorre de 16 a 18 de outubro, no hall de entrada do Bloco H, no Campus-Sede, integrando também a programação do XXVI Encontro de Jovens Pesquisadores e VIII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia da UCS e vinculada ao Dia C da Ciência, celebrado no dia 17 de outubro para apresentar à comunidade a importância das pesquisas e como influenciam o cotidiano dos cidadãos.

A peça de teatro Não Acaba na Lata, no dia 6 de novembro, às 9h, no UCS Teatro, voltada a estudantes de ensino fundamental e médio, foi especialmente produzida pela companhia de Teatro Tem Gente Teatrando, a partir da demanda do grupo de pesquisadores da Universidade, com dramaturgia e direção de Zica Stockmans. A abordagem discorre sobre o percurso dos resíduos da geração ao destino final, no qual transformam a vida de muitas pessoas, e sobre o papel do catador como agente ambiental e os problemas/dificuldades enfrentados por esses profissionais.

A promoção das ações é do Núcleo Inovação e Desenvolvimento em Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Sociais da UCS (NEPPPS), de programas de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado da Instituição e da Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas. “As atividades objetivam proporcionar um espaço para que a comunidade tenha acesso aos resultados das pesquisas referentes às condições de vida e trabalho dos catadores, educação e saúde ambiental”, explica a coordenadora do NEPPPS e do projeto, e curadora da exposição, professora Ana Maria Paim Camardelo, lembrando que mostra fotográfica e peça de teatro serão replicadas em Bento Gonçalves e Vacaria, com datas a definir.

O contexto permitirá a divulgação das seguintes pesquisas: Atividades Laborais de Catadores e Recicladores de Resíduos Sólidos: Impactos na Vida e na Qualidade Ambiental (2012-2015); Capacitação e Apoio às Atividades dos/as Catadores/as Informais do Município de Caxias do Sul (2013-2017); Catadores de Resíduos: de “Papeleiros” a Protetores Ambientais (2017-2019); e Segregação de Resíduos Sólidos Urbanos em Caxias do Sul: Proposição e Implementação de um Programa de Educação Ambiental (2017-2019).
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Em sua 15ª edição, a SNCT é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, por meio da Coordenação-Geral da Popularização e Divulgação da Ciência, e tem como objetivo aproximar Ciência e Tecnologia da população, a partir de eventos que congregam centenas de instituições na realização da divulgação científica em todo o país.

Pesquisa na UCS

Atualmente, a UCS conta com 238 projetos de pesquisa que estimulam a investigação científica e envolvem 199 professores pesquisadores, 700 alunos de mestrado e de doutorado e 214 bolsas de iniciação científica. A Instituição tem ainda 93 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq – órgão vinculado ao Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – que atuam em 362 linhas de pesquisa.

 

Fonte: UCS